Pensando Sobre a Avaliação: Experiências de um Curso de Extensão Direcionado a Professores de Matemática

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p516-534.id1486

Palabras clave:

Avaliação em Matemática, Curso de Extensão, Professores de Matemática, Oulipo, Literatura Potencial

Resumen

Em todas as etapas e modalidades da educação, a avaliação da aprendizagem dos estudantes é parte significativa do trabalho docente. Este artigo apresenta um recorte dos resultados alcançados a partir da realização do curso de extensão “Matemática e Literatura: uma forma diferente de avaliar em sala de aula”, que foi proposto em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso contou com a participação de 45 professores de Matemática e teve como objetivo estabelecer diálogos e reflexões acerca da Avaliação em Matemática, em especial, discutindo como a escrita literária pode contribuir para que outra(s) forma(s) de pensar, entender e realizar a Avaliação em Matemática possa(m) vir a existir. Para tal, no decorrer do curso, foram apresentados alguns aspectos envolvendo a prática da escrita com restrições, desenvolvida pelo grupo      matemático-literário Oulipo na produção da Literatura Potencial. Além disso, foram desenvolvidas atividades por meio das quais produziram-se diversos documentos, que irão contribuir para a continuidade de uma investigação que vem sendo desenvolvida em um curso de pós-graduação de nível stricto sensu, na modalidade Mestrado Profissional. Este artigo apresenta parte dos documentos produzidos e indica que a escrita literária pode ser uma fonte de inspiração para pensar de outro(s) modo(s) sobre a Avaliação em Matemática e sobre os sentidos que a avaliação pode assumir na prática educativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Santo Antônio da Patrulha

Licenciado em Matemática. Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sendo também Bolsista CAPES/BRASIL.

Luana Reichert Weyh, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Licenciada em Matemática, Especialista em Matemática e Mestra em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora da Educação Básica na rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (RS).

Josaine de Moura, Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Licenciada em Matemática, Mestra em Matemática Aplicada e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professora titular no Colégio Militar de Porto Alegre (RS).

Citas

Aquino, J. G. (2000). Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus.
Bonfim, E. A. (2016). Avaliação da aprendizagem em fases: uma proposta para o ensino de logaritmos. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo.
Borges, J. L. (1999). O livro de areia. In Borges, J. L. Obras completas III, 79-83. São Paulo: Globo.
Fux, J. (2010). A matemática em Jorge Luis Borges e Georges Perec: um estudo comparativo. Tese (Doutorado em Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Fux, J; Santos, D. R. (2012). A contemporaneidade do OULIPO. Revista Estação Literária, 9, 250-263. Disponível em: http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL9Art18.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.
Gallo, S. (2008). O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino da filosofia. In Borba, S; Kohan, W. O; Filosofia, aprendizagem, experiência, 115-130. Belo Horizonte: Autêntica.
Kristeva, J. (2012). Introdução à semanálise (3. ed.). São Paulo: Perspectiva.
Marín-Díaz, D. L; Noguera-Ramírez, C. E. (2014). O efeito educacional em Foucault: O governamento, uma questão pedagógica?. Revista Pro-Posições, 25(2), 47-65. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642451. Acesso em: 25 jun. 2022.
Moura, J; Santos, S. A. (2020). Restrições matemáticas e criação literária: o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial. Boletim online de Educação Matemática, 8(17), 90-107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/issue/view/792. Acesso em: 16 jun. 2022.
Press, I. (2012). Dicionário Moderno de Francês-Português. Porto: Porto Editora.
Queneau, R. et al. (2016). Oulipo: Ejercicios de Literatura Potencial. Buenos Aires: Caja Negra.
Silva, M. B. (2018). Implicações da semiótica de Júlia Kristeva para a crítica literária. In Anais do 16º Congresso Internacional ABRALIC, 260-274. Uberlândia: ABRALIC. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/?ano=2018. Acesso em: 14 jan. 2021.
Soares, T. S; Amâncio, V. S. (2019). Júlia Kristeva e seu pensamento contemporâneo. Revista Filosófica São Boaventura, 13(2), 49-63. Disponível em: https://revistafilosofica.saoboaventura.edu.br/filosofia/article/view/93. Acesso em: 15 jun. 2022.
Veiga-Neto, A. (1996). A didática e as experiências em sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Revista Educação e Realidade, 21(2), 161-175. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71622. Acesso em: 25 jun. 2022.
Weyh, L. R. (2021). Oficina MATELI: itinerário para o encontro de Matemática e Literatura no contexto educacional. Santo Antônio da Patrulha: Universidade Federal do Rio Grande. Disponível em: https://ppgece.furg.br/. Acesso em: 18 jun. 2022.

Descargas

Publicado

02-09-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 86     PDF downloads: 38

Cómo citar

Rodrigues Della Flora, J. L. ., Weyh, L. R. ., & Moura, J. de . (2023). Pensando Sobre a Avaliação: Experiências de um Curso de Extensão Direcionado a Professores de Matemática. PARADIGMA, 44(5), 516–534. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p516-534.id1486