Pensando Sobre a Avaliação: Experiências de um Curso de Extensão Direcionado a Professores de Matemática
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p516-534.id1486Palavras-chave:
Avaliação em Matemática, Curso de Extensão, Professores de Matemática, Oulipo, Literatura PotencialResumo
Em todas as etapas e modalidades da educação, a avaliação da aprendizagem dos estudantes é parte significativa do trabalho docente. Este artigo apresenta um recorte dos resultados alcançados a partir da realização do curso de extensão “Matemática e Literatura: uma forma diferente de avaliar em sala de aula”, que foi proposto em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso contou com a participação de 45 professores de Matemática e teve como objetivo estabelecer diálogos e reflexões acerca da Avaliação em Matemática, em especial, discutindo como a escrita literária pode contribuir para que outra(s) forma(s) de pensar, entender e realizar a Avaliação em Matemática possa(m) vir a existir. Para tal, no decorrer do curso, foram apresentados alguns aspectos envolvendo a prática da escrita com restrições, desenvolvida pelo grupo matemático-literário Oulipo na produção da Literatura Potencial. Além disso, foram desenvolvidas atividades por meio das quais produziram-se diversos documentos, que irão contribuir para a continuidade de uma investigação que vem sendo desenvolvida em um curso de pós-graduação de nível stricto sensu, na modalidade Mestrado Profissional. Este artigo apresenta parte dos documentos produzidos e indica que a escrita literária pode ser uma fonte de inspiração para pensar de outro(s) modo(s) sobre a Avaliação em Matemática e sobre os sentidos que a avaliação pode assumir na prática educativa.Downloads
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Publicado
2023-09-02
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Como Citar
Rodrigues Della Flora, J. L. ., Weyh, L. R. ., & Moura, J. de . (2023). Pensando Sobre a Avaliação: Experiências de um Curso de Extensão Direcionado a Professores de Matemática. PARADIGMA, 44(5), 516–534. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p516-534.id1486
Edição
Seção
Artículos