O apagão docente no Brasil: o caso da Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024018.id1563

Palabras clave:

Educação Superior., Formação de professores., Pedagogia., Apagão docente., Políticas públicas.

Resumen

A formação inicial de professores constitui-se temática de estudos e pesquisas e caracteriza-se como um momento privilegiado para os futuros professores e contribui fortemente para ampliar os saberes e conhecimentos necessários ao exercício da profissão docente. Nesta perspectiva, o alerta sobre o apagão docente ressurge: há carência de professores no Brasil para lecionar na Educação Básica. Neste sentido, o problema a ser discutido, neste estudo, centra-se em: como se configura a oferta de cursos de licenciatura no Rio Grande do Sul, nas universidades públicas e comunitárias? E nesse mote, como se encontra o curso de Pedagogia? O procedimento metodológico se articula em dois eixos: um de natureza bibliográfica e de análise documental nos sites das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e comunitárias. Este artigo objetiva analisar o panorama de oferta dos cursos de formação inicial de professores, no Estado do Rio Grande do Sul (RS), nas universidades públicas e comunitárias, possibilitando o mapeamento das ausências de oferta, bem como a situação da Pedagogia neste contexto. Os resultados identificam que a instituições precisam buscar melhor inserção na sociedade local e regional, analisando, discutindo e equacionando as diferentes situações vivenciadas. As considerações são indicativas de que a realidade do apagão de professores no RS, também se faz sentir pela ausência de oferta na formação inicial.

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Biografía del autor/a

Luciane Spanhol Bordignon, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Coordenadora do Curso de Pedagogia e Docente no PPGEdu e Docente Colaborador no PPGECM da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Egeslaine de Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Bordignon, L. S., & Nez, E. de. (2024). O apagão docente no Brasil: o caso da Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul . PARADIGMA, 45(1), e2024018. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024018.id1563