O apagão docente no Brasil: o caso da Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024018.id1563Palabras clave:
Educação Superior., Formação de professores., Pedagogia., Apagão docente., Políticas públicas.Resumen
A formação inicial de professores constitui-se temática de estudos e pesquisas e caracteriza-se como um momento privilegiado para os futuros professores e contribui fortemente para ampliar os saberes e conhecimentos necessários ao exercício da profissão docente. Nesta perspectiva, o alerta sobre o apagão docente ressurge: há carência de professores no Brasil para lecionar na Educação Básica. Neste sentido, o problema a ser discutido, neste estudo, centra-se em: como se configura a oferta de cursos de licenciatura no Rio Grande do Sul, nas universidades públicas e comunitárias? E nesse mote, como se encontra o curso de Pedagogia? O procedimento metodológico se articula em dois eixos: um de natureza bibliográfica e de análise documental nos sites das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e comunitárias. Este artigo objetiva analisar o panorama de oferta dos cursos de formação inicial de professores, no Estado do Rio Grande do Sul (RS), nas universidades públicas e comunitárias, possibilitando o mapeamento das ausências de oferta, bem como a situação da Pedagogia neste contexto. Os resultados identificam que a instituições precisam buscar melhor inserção na sociedade local e regional, analisando, discutindo e equacionando as diferentes situações vivenciadas. As considerações são indicativas de que a realidade do apagão de professores no RS, também se faz sentir pela ausência de oferta na formação inicial.Descargas
Citas
ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, Pioneira, 1999.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 1977. Trad. Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro.
BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil 1988. São Paulo: Saraiva, 2007.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 22 mar. 2009.
BRASIL. Lei n. 12.881 - Lei das universidades comunitárias. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2012.881-2013?OpenDocument. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
BRASIL. Censo da educação superior. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/tabelas_de_divulgacao_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.
BORDIGNON, L. S. A pós-graduação como interlocutora das relações universidade e comunidade. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
BORDIGNON. L. S. Formação inicial de professores: formação em extinção ou possibilidade de esperançar? XVI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, o VII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e o IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). Curitiba. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/sobre. Acesso em: 13 abr. 2024.
CARTA CAPITAL. Apagão de professores. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/apagao-de-professores/. Acesso em: 29 abr. 2024.
CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO . Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/pag/cenarios-da-educacao. Acesso em: 14 jun. 2020.
CHAUI, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, set./dez. 2003. p. 5-15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jul. 2023.
CPERS. Falta de educadores e problemas estruturais nas escolas. Disponível em: https://cpers.com.br/pesquisa-do-cpers-aponta-falta-de-educadores-e-problemas-estruturais-graves-nas-escolas-estaduais/#:~:text=A%20car%C3%AAncia%20mais%20expressiva%20de,nas%20institui%C3%A7%C3%B5es%20participantes%2C%20a%20135. Acesso em: 12 jul. 2023.
CUNHA, M. I.; Verbete: cursos de licenciatura. In: MOROSINI, M. C. (org.). Enciclopédia de pedagogia universitária: Glossário. v. 2. Brasília: Inep/Mec, 2006.
ESQUINSANI, R. S. S.; ESQUINSANI, V. A. O ‘apagão’ docente: licenciaturas em foco. Contrapontos, Itajaí, v. 18 - n. 3, jul./set. 2018. p. 258- 269. Disponível em: file:///C:/Users/HP/Downloads/marianass,+07.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FRIGOTTO, G. Educação profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobra de profissionais qualificados. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 521-536, nov. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/P4GFSHpzx6jVDYStftMsbWj/abstract/?lang=pt. Acesso em:
abr. 2024.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1.355-1.379, out./dez. 2010.
INSTITUTO SEMESP. Risco de apagão docente de professores no Brasil, 2022. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/risco-de-apagao-de-professores-no-brasil/. Acesso em: 10 jul. 2023.
MOROSINI, M. C. (org.). Enciclopédia de pedagogia universitária: Glossário. v. 2. Brasília: Inep/Mec, 2006.
NEZ, E. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
NEZ, E.; BORDIGNON, L. S. Políticas educacionais para formação docente: sentidos e significados. FAED - UNEMAT, Cáceres, v. 5, p.175 - 195, 2016. Disponível em: https://periodicosteste.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948/3140. Acesso em: 17 jan. 2023.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e pesquisa, São Paulo. v. 25, n. 1, 1999. p. 11-20. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FVqZ5WXm7tVyhCR6MRfGmFD/. Acesso em: 29 jan. 2021.
PANIZZI, W. A universidade e a sociedade no divã do psicanalista: dos desafios que se impõem à universidade, enquanto filha bastarda do estado. Revista Práticas de Administração Pública. Santa Maria. v. 4, n. 1. jan./abr. 2020. p. 84-91. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/pap/article/view/35592/40307. Acesso em: 10 jul. 2023.
PIMENTA, S. G. et al. A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. Relatório Técnico - CNPq (Pesquisa Coletiva - Educação). Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. São Paulo: 2014.
PIMENTA, S. G.; PINTO, U. A.; SEVERO, L. R. L. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 38, 2022. p. 1-17. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/. Acesso em: 20 mar. 2024.
PORTO, Y. S. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: MARIN, A. J. (org.) Educação continuada. Campinas: Papirus, 1998. p. 78-91.
SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2005.
SAVIANI. D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. p. 143-155. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2022.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SEVERO, J. L. R. L. Perspectivas curriculares sobre a formação do pedagogo para
a educação não escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte. v. 34, p. 1-23, 2018. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/edur/a/h8tkMFRbkwbFMmmJzB9qp3K/?lang=pt. Acesso em:
mar. 2022.
SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva. Florianópolis, v. 23, n. 02, jul./dez. 2005. p. 1-17.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e à educação ao longo da vida para todos. Incheón, Coréia do Sul: UNESCO. 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 31 jan. 2020.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 56 PDF (Português (Brasil)) downloads: 54
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luciane Spanhol Bordignon, Egeslaine de Nez
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.