O apagão docente no Brasil: o caso da Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024018.id1563Palavras-chave:
Educação Superior., Formação de professores., Pedagogia., Apagão docente., Políticas públicas.Resumo
A formação inicial de professores constitui-se temática de estudos e pesquisas e caracteriza-se como um momento privilegiado para os futuros professores e contribui fortemente para ampliar os saberes e conhecimentos necessários ao exercício da profissão docente. Nesta perspectiva, o alerta sobre o apagão docente ressurge: há carência de professores no Brasil para lecionar na Educação Básica. Neste sentido, o problema a ser discutido, neste estudo, centra-se em: como se configura a oferta de cursos de licenciatura no Rio Grande do Sul, nas universidades públicas e comunitárias? E nesse mote, como se encontra o curso de Pedagogia? O procedimento metodológico se articula em dois eixos: um de natureza bibliográfica e de análise documental nos sites das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e comunitárias. Este artigo objetiva analisar o panorama de oferta dos cursos de formação inicial de professores, no Estado do Rio Grande do Sul (RS), nas universidades públicas e comunitárias, possibilitando o mapeamento das ausências de oferta, bem como a situação da Pedagogia neste contexto. Os resultados identificam que a instituições precisam buscar melhor inserção na sociedade local e regional, analisando, discutindo e equacionando as diferentes situações vivenciadas. As considerações são indicativas de que a realidade do apagão de professores no RS, também se faz sentir pela ausência de oferta na formação inicial.Downloads
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