Contribuição da Psicologia à formação de professores: percepção do(a) pedagogo(a)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024025.id1571Keywords:
Pedagogia., Psicologia., Formação de professores., Currículo.Abstract
Este estudo teve o objetivo avaliar as contribuições da Psicologia no Curso de Pedagogia, a partir da percepção de seus egressos. Pautou-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa, por meio da técnica bibliográfica, análise documental e de levantamento. A análise dos dados deu-se por conteúdo, considerando três categorias: conhecimento mediado na formação inicial; entendimento do comportamento humano; e produção do conhecimento de Psicologia advindo da formação inicial para a sala de aula. Com a análise dos dados evidencia-se uma frágil relação com a teoria e breve contato com componentes da Psicologia. A aproximação com as concepções teóricas da Psicologia resulta no reconhecimento da importância e nas contribuições desta ciência para a formação de professores. Identificou-se a necessidade de revisões curriculares no que se refere aos componentes relacionados à Psicologia, com o intuito de produzir conhecimentos que auxiliem em sala de aula.Downloads
References
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