Contribuição da Psicologia à formação de professores: percepção do(a) pedagogo(a)

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024025.id1571

Palavras-chave:

Pedagogia., Psicologia., Formação de professores., Currículo.

Resumo

Este estudo teve o objetivo avaliar as contribuições da Psicologia no Curso de Pedagogia, a partir da percepção de seus egressos. Pautou-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa, por meio da técnica bibliográfica, análise documental e de levantamento. A análise dos dados deu-se por conteúdo, considerando três categorias: conhecimento mediado na formação inicial; entendimento do comportamento humano; e produção do conhecimento de Psicologia advindo da formação inicial para a sala de aula. Com a análise dos dados evidencia-se uma frágil relação com a teoria e breve contato com componentes da Psicologia. A aproximação com as concepções teóricas da Psicologia resulta no reconhecimento da importância e nas contribuições desta ciência para a formação de professores. Identificou-se a necessidade de revisões curriculares no que se refere aos componentes relacionados à Psicologia, com o intuito de produzir conhecimentos que auxiliem em sala de aula.

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Biografia do Autor

Mario Luiz Junges Junior, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU)

Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai Currículo, Cultura e Sociedade

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduação em Psicologia pela Unijuí Mestrado em Educação Nas Ciências pela Unijuí Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

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Publicado

2024-09-30

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Como Citar

Junior, M. L. J., & Castaman, A. S. (2024). Contribuição da Psicologia à formação de professores: percepção do(a) pedagogo(a) . PARADIGMA, 45(1), e2024025. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024025.id1571