Slam Poetry como estratégia de ensino e aprendizagem com base na Teoria da Objetivação

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1581

Palabras clave:

Slam Poetry, Teoria da Objetivação, Estratégia de Ensino e Aprendizagem

Resumen

A presente pesquisa buscou refletir sobre como o slam poetry pode ser utilizado como uma estratégia de ensino e aprendizagem, tendo como base a Teoria da Objetivação (TO). Para isso, foi adotada uma abordagem exploratória e explicativa. Os dados coletados foram utilizados para diagnosticar situações a serem constatadas e descobrir novas ideias não previstas inicialmente. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa de abordagem qualitativa se desenvolveu inicialmente por meio de pesquisa bibliográfica e documental, especificamente no uso do slam poetry como ferramenta de ensino e aprendizagem, atrelada à Teoria da Objetivação. A coleta de dados também ocorreu por meio de observação participante em eventos de slam no Brasil e no Canadá, além de 17 entrevistas com pessoas envolvidas no slam de diversas maneiras (poetas, organizadores, estudantes, professores etc.). Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Para sustentar esse ponto, a proposta primeiramente apresentou a Teoria da Objetivação. Em seguida, o slam poetry foi introduzido e debatido. Por fim, foi realizada uma discussão na qual refletimos sobre como o slam poetry, a educação e a Teoria da Objetivação se encontram. Os resultados indicam que, no ensino de linguagens, o slam poetry pode proporcionar uma abordagem diferenciada em relação ao ensino tradicional de poesia, principalmente por envolver processos de subjetivação. Além disso, o slam se configura como um espaço dialético entre cultura e sujeito, especialmente no que se refere a pautas sociais como racismo, feminismo, consciência de classe, entre outras, servindo também para a inclusão desses debates no ambiente escolar, democratizando-o. Por fim, defende-se a ideia de que o slam poetry pode se alinhar ao conceito de atividade defendido na TO, ou seja, o trabalho coletivo.

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Biografía del autor/a

Caio Ruano da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Bacharel e mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, com período de mobilidade acadêmica internacional na Université du Québec en Outaouais (UQO) com bolsa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), Canadá. Professor no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Jardel Pereira da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri Doutor em Educação pela Universidade de Brasília-UnB, com período de mobilidade Acadêmica internacional na Universidad Nacional Autónoma de México-UNAM, CAPES PrInt Analista de políticas públicas para educação científica no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Integra o grupo de pesquisa GERAJU - Gerações e Juventude (www.geraju.net.br)

Andreia Luisa Carriço Cury, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo Pós-graduação lato sensu em Prática em Advocacia Trabalhista e Previdenciária pela Escola Superior da Advocacia (ESA) luisa.cury@hotmail.com

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Publicado

01-11-2024

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Cómo citar

Silva, C. R. da, Silva, J. P. da, & Cury, A. L. C. (2024). Slam Poetry como estratégia de ensino e aprendizagem com base na Teoria da Objetivação. PARADIGMA, 45(2), e2024008. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1581