A linguagem em pesquisas fundamentadas na Teoria da Objetivação

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1580

Palabras clave:

Linguagem, Educação Matemática, Teoria da Objetivação, Educação Básica

Resumen

Esta pesquisa se insere no contexto de investigações acerca da relação entre a linguagem e Educação Matemática. O objetivo geral é compreender como a linguagem e sua relação com o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica são consideradas em teses e dissertações brasileiras fundamentadas na Teoria da Objetivação. Realizamos um estudo bibliográfico inspirado no Estado do Conhecimento. A análise do corpus se deu a partir de três categorias: concepção de linguagem, papel da linguagem e representações da linguagem. Identificamos que nem sempre há uma coerência entre o referencial teórico adotado, da Teoria da Objetivação, e o entendimento sobre o papel da linguagem no processo de ensino-aprendizagem abordado nas pesquisas, além da predominância dos estudos relacionados à álgebra, quando se trata de conhecimento matemático abordado nessas pesquisas. Consideramos que a linguagem, enquanto meio semiótico de objetivação, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de matemática e, portanto, sua compreensão é determinante para docentes e pesquisadores.

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Biografía del autor/a

Claudianny Amorim Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Líder do Grupo de Pesquisa em ensino de Matemática e Língua Portuguesa - CONTAR

Bárbara Thees Ferreira, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Cândido Mendes Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba Grupo de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática –-CONTAR

Luanna Priscila da Silva Gomes, Núcleo de Educação de Infância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora do Núcleo de Educação da Infância – Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Grupo de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática - CONTAR

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Publicado

01-11-2024

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Cómo citar

Noronha, C. A., Ferreira, B. T., & Gomes, L. P. da S. (2024). A linguagem em pesquisas fundamentadas na Teoria da Objetivação. PARADIGMA, 45(2), e2024007. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1580