A linguagem em pesquisas fundamentadas na Teoria da Objetivação
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1580Palabras clave:
Linguagem, Educação Matemática, Teoria da Objetivação, Educação BásicaResumen
Esta pesquisa se insere no contexto de investigações acerca da relação entre a linguagem e Educação Matemática. O objetivo geral é compreender como a linguagem e sua relação com o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica são consideradas em teses e dissertações brasileiras fundamentadas na Teoria da Objetivação. Realizamos um estudo bibliográfico inspirado no Estado do Conhecimento. A análise do corpus se deu a partir de três categorias: concepção de linguagem, papel da linguagem e representações da linguagem. Identificamos que nem sempre há uma coerência entre o referencial teórico adotado, da Teoria da Objetivação, e o entendimento sobre o papel da linguagem no processo de ensino-aprendizagem abordado nas pesquisas, além da predominância dos estudos relacionados à álgebra, quando se trata de conhecimento matemático abordado nessas pesquisas. Consideramos que a linguagem, enquanto meio semiótico de objetivação, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de matemática e, portanto, sua compreensão é determinante para docentes e pesquisadores.Descargas
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