Teoria da Objetivação: os caminhos de uma Teoria em movimento

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024000.id1584

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

A Teoria da Objetivação é uma teoria de ensino e aprendizagem que nos últimos anos vem ganhando espaço no contexto das pesquisas educacionais de diferentes países, seja no campo da Educação Matemática, para o qual é originalmente voltada, assim como para outros campos científicos, em que pesquisadores têm se ocupado em adotá-la, considerando os princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos que a orienta. Dada a expansão desses estudos e pesquisas, a publicação desta Edição Especial da Revista Paradigma aparece como mais uma estratégia da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (RICTO), coordenada pelos professores Luis Radford (École d’éducation, Université Laurentienne, Canadá) e Bernadete Morey (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Brasil). A RICTO, criada em 2021, tem se constituído como uma iniciativa para estabelecer um espaço para o encontro de pesquisadores e grupos de pesquisa afins à Teoria da Objetivação (TO), com o objetivo de  produzir, desenvolver e divulgar conjuntamente iniciativas de pesquisa sobre a realidade escolar em distintos níveis e sistemas de escolarização em diferentes países, além de promover a formação de professores e pesquisadores iniciantes na perspectiva educativa da TO. Essas atividades são regularmente noticiadas em sua home page (ricto.com.br).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudianny Amorim Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil        

.       

Shirley Takeco Gobara, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Palhoça (SC), Brasil

.      

Luanna Priscila da Silva Gomes, Núcleo de Educação de Infância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil

.

Referências

RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. Tradução de Bernadete Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo, Livraria da Física, 2021.

RADFORD, Luis. ¿Qué constituye una buena clase de matemáticas? Fuentes de aprendizaje e Innovación. n. 4, Guatemala, 2023, p. 9-30.

Downloads

Publicado

2024-11-01

Métricas


Visualizações do artigo: 76     PDF downloads: 67

Como Citar

Noronha, C. A., Gobara, S. T., & Gomes, L. P. da S. (2024). Teoria da Objetivação: os caminhos de uma Teoria em movimento. PARADIGMA, 45(2), e2024000. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024000.id1584