Teoria da Objetivação: os caminhos de uma Teoria em movimento
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024000.id1584Keywords:
EditorialAbstract
A Teoria da Objetivação é uma teoria de ensino e aprendizagem que nos últimos anos vem ganhando espaço no contexto das pesquisas educacionais de diferentes países, seja no campo da Educação Matemática, para o qual é originalmente voltada, assim como para outros campos científicos, em que pesquisadores têm se ocupado em adotá-la, considerando os princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos que a orienta. Dada a expansão desses estudos e pesquisas, a publicação desta Edição Especial da Revista Paradigma aparece como mais uma estratégia da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (RICTO), coordenada pelos professores Luis Radford (École d’éducation, Université Laurentienne, Canadá) e Bernadete Morey (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Brasil). A RICTO, criada em 2021, tem se constituído como uma iniciativa para estabelecer um espaço para o encontro de pesquisadores e grupos de pesquisa afins à Teoria da Objetivação (TO), com o objetivo de produzir, desenvolver e divulgar conjuntamente iniciativas de pesquisa sobre a realidade escolar em distintos níveis e sistemas de escolarização em diferentes países, além de promover a formação de professores e pesquisadores iniciantes na perspectiva educativa da TO. Essas atividades são regularmente noticiadas em sua home page (ricto.com.br).Downloads
Download data is not yet available.
References
RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. Tradução de Bernadete Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo, Livraria da Física, 2021.
RADFORD, Luis. ¿Qué constituye una buena clase de matemáticas? Fuentes de aprendizaje e Innovación. n. 4, Guatemala, 2023, p. 9-30.
Downloads
Published
2024-11-01
Métricas
Visualizações do artigo: 76 PDF (Português (Brasil)) downloads: 67
How to Cite
Noronha, C. A., Gobara, S. T., & Gomes, L. P. da S. (2024). Teoria da Objetivação: os caminhos de uma Teoria em movimento. PARADIGMA, 45(2), e2024000. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024000.id1584
Issue
Section
Editorial
License
Copyright (c) 2024 Claudianny Amorim Noronha, Shirley Takeco Gobara, Luanna Priscila da Silva Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.