O método fluxional de Colin MacLaurin e o ensino de derivadas
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025008.id1599Palabras clave:
Método fluxional, Tratado das fluxões, História das derivadas, Ensino de cálculoResumen
Esse artigo aborda o processo de constituição e institucionalização do conceito de derivada fundamentado do método fluxional desenvolvido, a priori, por Newton e, posteriormente, aprimorado por Colin Maclaurin, baseado em seu trabalho intitulado A Treatise of Fluxions (Tratado das Fluxões), publicado em 1742. Com base da realização de uma análise histórica e epistemológica do tratado de Maclaurin sobre o método fluxional, apontamos indicativos para uma abordagem conceitual e didática do assunto associada aos modos de abordagem presentes nos principais livros de cálculo diferencial e integral no Ensino Superior com base no movimento sequencial histórico (MSH) proposto por Mendes (2021b; ; 2023a; 2023b).Descargas
Citas
BRUNEAU, Olivier. Pour une Biographie intellectuelle de Colin Maclaurin (1698- 1746): ou l'obstination mathématicienne d'un newtonien. 2005. 477f. Tese (Doutorado em Epistemologie, Histoire des Sciences et des Techniques) - Université de Nantes, França, 2005.
CALAZANS, Alex. Newton e Berkeley: As críticas aos fundamentos do Método das Fluxões n'O Analista. 2008. 111f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Centro de Educação Letras e Artes da Universidade Federal de Paraná - UFPR, Curitiba, 2008.
CALAZANS, Veronica Ferreira Bahr. A Filosofia da matemática nos Principia de Newton e suas implicações ontológicas. 2014. 156f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2014.
GUICCIARDINI, Niccolò. Isaac Newton on mathematical certainty and method. London: MIT Press, 2009.
MACLAURIN, Colin. A Treatise of Fluxions. In Two Books. Edinburgh: Printed by T.W. and T. Ruddimans, 1742.
MENDES, Iran Abreu. Relações conceituais entre história, cognição e aprendizagem matemática. In: MENDES, Iran Abreu (Org.). A história como um agente de cognição na educação Matemática. 2. ed. Revista e ampliada. São Paulo: LF Editorial, 2023.
MENDES, Iran Abreu. História como um agente cognitivo de aprendizagem matemática compreensiva. In: Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 25, n. 2, p.329-355, 2023 –25 anos da revista EMP.
MENDES, Iran Abreu. Historical Creativities for the Teaching of Functions and Infinitesimal Calculus. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 16, n. 2, p.1-21, 2021a.
MENDES, Iran Abreu. Sobre processos criativos nas histórias da criação matemática. In: Pereira, A. C. C.; Martins, E. B. (Orgs.). Investigações científicas envolvendo história da Matemática sob o olhar da pluralidade. Curitiba: Editora CRV, 2021b. p. 63-74
MENDES, Iran Abreu; SOARES, Evanildo Costa. Das fluxões às derivadas: uma abordagem fundamentada na obra de Colin MacLaurin. Seminário Nacional de História da Matemática, v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/92.
MENDES, Iran Abreu; SOARES, Evanildo Costa. Uma história das fluxões às derivadas na Obra de Colin Maclaurin. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 22, n. 45, p. 82–105, 2022. https://doi.org/10.47976/RBHM2022v22n4582-10.
NEWTON. Isaac. The Method of fluxions and infinite series. Londres, 1736.
PANZA, Marco. Newton. Paris: Belles Lettres, 2002.
PANZA, Marco. Das velocidades as fluxoes. Scientiæ Zudia, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 509-546, 2010.
SILVA, Maria Deusa Ferreira da. Problemas e modelos que contribuíram com o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral: dos gregos a Newton. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2010.
SMESTAD, Bjørn. Foundations for Fluxions. Noruega: Universidade de Oslo, 1995.
SOARES, Evanildo Costa. Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suas conexões com o ensino de cálculo diferencial e integral. 2023. 187f. Tese de doutorado (Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências Exatas e da Terra – UFRN, Natal, 2023.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 28 PDF (Português (Brasil)) downloads: 16
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Iran Abreu Mendes, Evanildo Costa Soares

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.