Tecituras no contexto da Etnomatemática e da Etnomodelagem sobre o conceito de cultura: uma análise a partir da concepção de membros de Grupos de Pesquisa
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025015.id1605Palabras clave:
Cultura, Etnomatemática, Etnomodelagem, Tecituras, Grupos de pesquisaResumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como participantes de dois grupos de pesquisa conceituam cultura, tecendo relações com a Etnomatemática e a Etnomodelagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, contando com a colaboração de 40 participantes. As respostas desses participantes foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Da análise, emergiram duas categorias: i) a cultura como um mosaico de expressões, tradições e valores; e ii) a cultura conectando sociedades, moldando identidades e guiando a evolução humana através do tempo. Os resultados mostraram a cultura como conceito polissêmico, podendo se caracterizar como um conjunto de tradições, crenças, costumes, valores, saberes, fazeres, comportamentos, conhecimentos, formas de expressão e modo de vida em sociedade/comunidade.Descargas
Citas
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Editora Porto, 2010.
D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v.31, n. 1, p. 99-120, 2005.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
FARIAS, C.A., MENDES, I. A. As culturas são as marcas das sociedades humanas. In: MENDES, I.A.; FARIAS, C.A. Práticas socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p.15-48
GEERTZ, C. J. Thick description: toward an interpretative theory of culture. In: Geertz, C. J. (Ed.). The interpretation of culture: selected essays (pp. 3-30). New York, NY: Basic Books, 1973.
GEERTZ, C. J. A interpretação das culturas. 1. ed. [reimp.]. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
GODOY, E. V. Currículo, Cultura e Educação Matemática: uma aproximação possível? Campinas: Papirus Editora, 2015.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
MADRUGA, Z. E. F.; BIEMBENGUT, M. S. Modelagem & Aleg(o)rias: um enredo entre cultura e educação. Curitiba: Appris, 2016.
MARCONI, M. A.; PRESOTTO, Z. M. N. Antropologia: uma introdução. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MEIRA, C. As concepções de cultura nas teses de etnomatemática: uma presença ausente. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2021.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Editora Unijuí, 2013.
MORIN, E. O Método 4: as ideias. 6. ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling: a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices. Journal of Mathematical Modelling and Application, v.1, n. 3, p. 58-67, 2010.
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.
VERGANI, T. Excrementos do Sol: a propósito de diversidades culturais Lisboa, PT: Editora Pandora, 1995.
WHITE, L. A.; DILLINGHAM, B. O conceito de cultura. Rio de Janeiro, Contraponto, 2009.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 43 PDF (Português (Brasil)) downloads: 29
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alcione Marques Fernandes, Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Milton Rosa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.