Tecituras no contexto da Etnomatemática e da Etnomodelagem sobre o conceito de cultura: uma análise a partir da concepção de membros de Grupos de Pesquisa

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025015.id1605

Palabras clave:

Cultura, Etnomatemática, Etnomodelagem, Tecituras, Grupos de pesquisa

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como participantes de dois grupos de pesquisa conceituam cultura, tecendo relações com a Etnomatemática e a Etnomodelagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, contando com a colaboração de 40 participantes. As respostas desses participantes foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Da análise, emergiram duas categorias: i) a cultura como um mosaico de expressões, tradições e valores; e ii) a cultura conectando sociedades, moldando identidades e guiando a evolução humana através do tempo. Os resultados mostraram a cultura como conceito polissêmico, podendo se caracterizar como um conjunto de tradições, crenças, costumes, valores, saberes, fazeres, comportamentos, conhecimentos, formas de expressão e modo de vida em sociedade/comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alcione Marques Fernandes, UFT

Doutora em Educação (UnB). Professora Associada de Licenciatura em Matemática (UFT) Arraias, Tocantins, Brasil.  Endereço para correspondência: Praça Xanduzinha, nº 01, Centro, Arraias, Tocantins, Brasil CEP: 77330-000.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de Ensino de Matemática (UFRB), Amargosa, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Nestor de Melo Pita, 535 - Centro, Amargosa, Bahia, Brasil, CEP: 453000-000.

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação. California State University, Sacramento (CSUS). Professor Adjunto III. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Rua Pref. José de Castro, 32, Apto. 101, Nossa Senhora de Lourdes, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, CEP: 35.404-510.

Citas

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Editora Porto, 2010.

D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v.31, n. 1, p. 99-120, 2005.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

FARIAS, C.A., MENDES, I. A. As culturas são as marcas das sociedades humanas. In: MENDES, I.A.; FARIAS, C.A. Práticas socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p.15-48

GEERTZ, C. J. Thick description: toward an interpretative theory of culture. In: Geertz, C. J. (Ed.). The interpretation of culture: selected essays (pp. 3-30). New York, NY: Basic Books, 1973.

GEERTZ, C. J. A interpretação das culturas. 1. ed. [reimp.]. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

GODOY, E. V. Currículo, Cultura e Educação Matemática: uma aproximação possível? Campinas: Papirus Editora, 2015.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MADRUGA, Z. E. F.; BIEMBENGUT, M. S. Modelagem & Aleg(o)rias: um enredo entre cultura e educação. Curitiba: Appris, 2016.

MARCONI, M. A.; PRESOTTO, Z. M. N. Antropologia: uma introdução. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MEIRA, C. As concepções de cultura nas teses de etnomatemática: uma presença ausente. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2021.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Editora Unijuí, 2013.

MORIN, E. O Método 4: as ideias. 6. ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.

ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling: a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices. Journal of Mathematical Modelling and Application, v.1, n. 3, p. 58-67, 2010.

ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.

VERGANI, T. Excrementos do Sol: a propósito de diversidades culturais Lisboa, PT: Editora Pandora, 1995.

WHITE, L. A.; DILLINGHAM, B. O conceito de cultura. Rio de Janeiro, Contraponto, 2009.

Publicado

20-01-2025

Métricas


Visualizações do artigo: 43     PDF (Português (Brasil)) downloads: 29

Cómo citar

Fernandes, A. M., Madruga, Z. E. de F., & Rosa, M. (2025). Tecituras no contexto da Etnomatemática e da Etnomodelagem sobre o conceito de cultura: uma análise a partir da concepção de membros de Grupos de Pesquisa. PARADIGMA, 46(1), e2025015. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025015.id1605

Número

Sección

Artículos