Conhecimento matemático requerido no trabalho docente de desenvolvimento do pensamento algébrico na escola

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025018.id1608

Palabras clave:

Conhecimentos matemáticos da prática docente escolar, Pensamento algébrico, Desenvolvimento do pensamento algébrico na escola

Resumen

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, em que buscamos identificar e descrever conhecimentos profissionais docentes diretamente associados ao trabalho com dois temas importantes na prática escolar, o desenvolvimento do pensamento algébrico e os erros e misconceptions dos alunos, verificando também se esses conhecimentos constam do currículo prescrito dos cursos de Licenciatura em Matemática de duas grandes universidades públicas brasileiras. Neste relato tratamos apenas do primeiro tema, restringindo-nos à identificação e descrição dos referidos conhecimentos. Estes foram inferidos de relatos de pesquisa assinados Luís Radford e James Kaput. Selecionamos alguns dos trabalhos desses especialistas no tema do desenvolvimento do pensamento algébrico na escola e, utilizando um quadro teórico de acordo com o qual os conhecimentos matemáticos relevantes para a formação do professor de matemática da Educação Básica são aqueles efetivamente requeridos na prática docente escolar, concluímos que o trabalho de desenvolvimento do pensamento algébrico na escola requer do professor uma ampla gama de conhecimentos matemáticos, que descrevemos na seção 4. O objetivo deste artigo é descrever alguns desses conhecimentos, visando contribuir para o debate acerca da necessidade de uma eventual inclusão deles nos processos de formação inicial e/ou continuada de professores de matemática da Educação Básica.

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Biografía del autor/a

Flávia Christiane do Nascimento Regis, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Educação pela UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto (ICHS - Rua do Seminário, s/n°, Centro, Mariana – Minas Gerais - 35420-000). Endereço para correspondência: Rua Palmira, número 407, apartamento 701, Serra, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, CEP: 30220-110.

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela UNICAMP. Universidade Federal de Ouro Preto (ICEB - R. Quatro, 786 - Bauxita, Ouro Preto - Minas Gerais, Brasil, 35402-136). Endereço para correspondência: Rua Presidente Antônio Carlos, 60, Jardim Alvorada, Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil, CEP 35404-038.

Plinio Cavalcanti Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFMG. Universidade Federal de Ouro Preto (ICEB - R. Quatro, 786 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35402-136) e Universidade Federal de Minas Gerais (ICEX - Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901) Endereço para correspondência: Rua Samuel Pereira, 125, apto 302, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. CEP 30310-550)

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Publicado

20-01-2025

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Cómo citar

Regis, F. C. do N., Ferreira, A. C., & Moreira, P. C. (2025). Conhecimento matemático requerido no trabalho docente de desenvolvimento do pensamento algébrico na escola. PARADIGMA, 46(1), e2025018. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025018.id1608

Número

Sección

Artículos