Uma investigação sobre as questões de gênero nos Projetos Pedagógicos dos Cursos das Licenciaturas em Matemática em Mossoró-RN
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025020.id1610Palabras clave:
Formação de professores, Currículo, Gênero, Educação MatemáticaResumen
Esta pesquisa intentou analisar se e como os Projetos Políticos dos Cursos das Licenciaturas em Matemática ofertados por instituições públicas no município de Mossoró-RN, Brasil, abordam aspectos relacionados à temática de gênero. Foram levadas em consideração as características esperadas dos futuros docentes a serem formados, as ementas dos componentes curriculares obrigatórios e optativos, assim como as referências bibliográficas das referidas disciplinas. Encontrou-se uma carência de disciplinas obrigatórias abordando o tema em questão e, mais ainda, uma lacuna em relação às questões de gênero nas referências utilizadas nas disciplinas. Embora os cursos apresentem alguns componentes optativos ligados às questões de gênero e falem diretamente sobre isso, claramente essa discussão ainda não é tida como prioridade dentre as temáticas abordadas na formação de professores de Matemática nas instituições públicas do município de Mossoró/RN.Descargas
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