Uso del software GeoGebra: Análisis del proceso de aprendizaje de los conceptos de poliedro

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p427-447.id922

Palabras clave:

Tecnologia Educacional. Ensino Médio. Conceitos Geométricos. Modelo de Van Hiele.

Resumen

 O presente artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi investigar as contribuições do software GeoGebra 3D para os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio, seguindo os pressupostos teóricos do Modelo de Van Hiele. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva da abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Boa Vista, Roraima, Brasil. Tal intervenção possibilitou a produção dos dados que foram registrados por meio de questionários, roteiro de observação da pesquisadora, registros fotográficos, arquivos digitais construídos com o software GeoGebra e registros escritos das atividades propostas. Os resultados apontaram que o uso do software GeoGebra 3D contribuiu efetivamente para promover o avanço do pensamento geométrico dos alunos investigados, em relação aos conceitos de poliedros, desde o nível 1 (visualização) até o nível 4 (dedução formal) do Modelo de Van Hiele.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Mota Oliveira Scalabrin, Governo do Estado de Roraima

Formação profissional no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima - UERR (2019), com pesquisa em Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais e não no Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Ensino, particularmente em Educação Básica e Educação a Distância, com ênfase em Matemática e Estatística. Atua como professora de matemática na rede estadual de Roraima.Mais informações no Curric Lattes: http://lattes.cnpq.br/0425068913202671 . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5328-9782 . E-mail: anamscalabrin@gmail.com

Solange Mussato, Universidade Estadual de Roraima - UERR Governo do Estado de Roraima

Professora Graduada de Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - (1999), especialista em Educação Matemática (2001). Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasi - ULBRA - (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, também pela ULBRA (2015). Trabalha como professora permanente no Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima e, como coordenadora de matemática na Secretaria de Educação do Estado de Roraima. Possui experiência com Matemática, principalmente em Educação Matemática, com áreas relacionadas: Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Distância Educacional e Educação Básica.Mais informações no Curric Lattes: http://lattes.cnpq.br/4522114741755237. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5960-0375. E-mail: solangemussato1@yahoo.com.br

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Publicado

03-09-2020

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Cómo citar

Scalabrin, A. M. M. O., & Mussato, S. (2020). Uso del software GeoGebra: Análisis del proceso de aprendizaje de los conceptos de poliedro. PARADIGMA, 427–447. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p427-447.id922