CONCEPCIONES DE DOCENTES DE ESCUELA PRIMARIA SOBRE ESTRUCTURAS MULTIPLICATIVAS A PARTIR DEL DESARROLLO DE SITUACIONES PROBLEMA

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p782-803.id1098

Keywords:

Teoría de los Campos Conceptuales, Estructuras Multiplicativas, Formación de profesores

Abstract

La investigación analizó datos obtenidos en un contexto de educación continua ofrecida en red por instituciones de Bahia, Ceará y Pernambuco. Se adoptó como referente teórico la Teoría de los Campos Conceptuales (TCC) de Gérard Vergnaud y la sistematización desarrollada por Sandra Magina y colaboradores, específicamente en lo que se refiere al Campo Conceptual de las Estructuras Multiplicativas. El objetivo es analizar las concepciones sobre los problemas de multiplicación y división que presentan los docentes que enseñan Matemática en los Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental. La metodología se caracteriza por ser una investigación exploratoria y documental de carácter cualitativo. Se analizaron datos de tres docentes que actúan en los primeros años de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública del municipio de São Gonçalo do Amarante/CE. Son conjuntos de 8 preguntas propuestas por estos sujetos, antes y después del entrenamiento, que involucran multiplicaciones o divisiones. Como resultado se aprecian avances en la elaboración de situaciones multiplicativas, concepción de los problemas propuestos y una mejora significativa en cuanto a la adecuación al campo multiplicativo. Se notó la tendencia a la proposición de problemas de relaciones cuaternarias, en el eje de la simple proporción y la reducción de proposiciones problemáticas. Además de estos avances, los datos mostraron que los sujetos mostraron cambios en la variedad de situaciones y relaciones propuestas, lo que apunta a la necesidad de intervenciones de formación.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista de Iniciação Científica IC/UECE do grupo MAES (Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino). É Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem como ênfase pesquisa nas práticas de educação,formação docente e tecnologias digitais na educação. Integra o Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática-PROMIDIA, que integra as ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem ? PROATIVA, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é Professora do 4º ano do Ensino Fundamental no Município de Maranguape/CE.

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Possui licenciatura em Matemática (2006), mestrado (2012) e doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e Líder do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMÍDIA), onde desenvolve recursos Educacionais Digitais, projetos interdisciplinares e pesquisas na área de Matemática e Tecnologias Digitais. Autora de Livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi consultora de Matemática do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) pelo MEC (UNESCO - 2018). Atualmente atua na consultoria para a produção de livros didáticos para o Estado do Ceará, junto a Nova Escola e a SEDUC/CE.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Informática Educativa, Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática, formação de conceitos e Didática.

Joserlene Lima Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; Técnico em Assunto Educacionais, lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Representante Técnico Administrativo em Educação junto ao Setor de Promoção da Igualdade Racial da Unilab. Mestre em Educação e Pedagogo formado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Matemática e Ensino - MAES; e Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em EtnoMatemática - GIEPEM ; -- Áreas de interesse: Educação Matemática; Etnomatemática; formação de professores; tecnologias digitais na educação; ética; educação e espiritualidade; Cultura Hacker; Afrofuturismo;

References

Borba, R. E. D. S. R. (2017). Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática na escolarização inicial. Zetetike, 25(1), 117-134.

Castro, J. B. D. (2016). Construção do conceito de covariação por estudantes do ensino fundamental em ambientes de múltiplas representações com suporte das tecnologias digitais. 2016. 275f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016

Cavalcante, P., & David, M. (2007). A formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente escolar. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Gitirana, V. (2014). Repensando multiplicação e divisão: contribuições da teoria dos campos conceituais. São Paulo: PROEM.

Magina, S., Merlini, V., & Santos, A. D. (2012). A estrutura multiplicativa sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1, 1-12.

Magina, S., Merlini, V. L., & Santos, A. D. (2016). A estrutura multiplicativa à luz da teoria dos campos conceituais: uma visão com foco na aprendizagem. CASTRO FILHO, J. A.de; BARRETO, M. C.; BARGUIL, P. M., 65-82.

Nacarato, A. M., da Silva Mengali, B. L., & Passos, C. L. B. (2019). A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Autêntica Editora.

Ponte, J. P. (1992). Concepção dos professores de matemática e processos de formação. _______. Educação Matemática: Temas de Investigação. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 185-329.

Santos, A. D. (2015). Formação de professores e as estruturas multiplicativas: reflexões teóricas e práticas. Curitiba: Appris, 314.

Souza, E. Estruturas multiplicativas: concepção de professor do ensino fundamental. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, BA, 2015.

Silva, F. W. L. Melo, B. R. S.; Carvalho, R. L. Pinheiro, J. L. Maia, D. L.; Batista, P. C. S. Análise do repertório de problemas multiplicativos propostos por professoras em formação continuada. In: XII encontro nacional de educação matemática, 2016, Fortaleza. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática - 2016, 2016.

Vergnaud, G. Teoria dos Campos Conceituais. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993. Projeto Fundão – Instituto de Matemática.

Vergnaud, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução Maria Lucia Faria Moro; Revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. Ed. revisada. Curitiba: UFPR, 2009. (Série: Pesquisa; n. 146).

Published

2022-07-10

Métricas


Visualizações do artigo: 149     PDF (Español (España)) downloads: 115

How to Cite

Gomes, N. M. C. C. ., Braga de Castro, J., & Lima Pinheiro, J. (2022). CONCEPCIONES DE DOCENTES DE ESCUELA PRIMARIA SOBRE ESTRUCTURAS MULTIPLICATIVAS A PARTIR DEL DESARROLLO DE SITUACIONES PROBLEMA. PARADIGMA, 43(2), 782–803. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p782-803.id1098