LA ENSEÑANZA COMO PROFESIÓN: PROCESOS DE PROFESIONALIZACIÓN EN BRASIL
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p130-153.id1104Keywords:
Professores. Idades do Ensino. Ofício. Profissionalização.Abstract
Este estudo teórico-conceitual analisa o processo de profissionalização docente, tendo por base as idades do ensino, tem como propósito contribuir para o reflexo em torno da edificação da docência como profissão e para o campo da formação de professores no contexto brasileiro. O diálogo entre os aportes da sociologia das profissões e o movimento pela profissionalização do ensino foram a base deste reflexão, materializada na exploração dos elementos conceituais da profissão, nas idades do ensino e nos desafios do processo de profissionalização. Como análises apontam para um cenário de mudanças sociais e profissionais que impactaram em avanços e descontinuidades para a profissionalização, para a convivência de diferentes idades do ensino, bem como para questionamentos em relação ao lugar que o professor ocupa no campo social. Fica visível que o presente exige um esforço coletivo na construção de um espaço comum entre a formação e a profissão, na busca da construção de uma identidade profissional própria.Downloads
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