Análise preliminar e a priori: o caso dos Tabuleiros hexagonais e a sequência Tetranacci
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1337Keywords:
História da Matemática; Formação de professores; Engenharia Didática de Desenvolvimento e Formação; Tabuleiro; Sequência Fibonacci e Tetranacci.Abstract
Os autores de livros de História da Matemática dedicam tempo considerável na discussão de elementos alegóricos, cujo viés de curiosidade relega e determina um papel secundário do saber matemático e seu intrínseco caráter epistemológico-evolutivo. Diante deste cenário, o presente trabalho aborda a relação de sequências numéricas e a noção de Tabuleiro. A noção de Tabuleiro costuma se recorrentemente empregada e generalizada em uma literatura especializada da pesquisa em Matemática Pura, todavia, de difícil acesso ao professor de Matemática em formação. Por conseguinte, com aparo de determinados pressupostos de uma Engenharia Didática de Desenvolvimento e Formação (EDDF), aliada com a Teoria das Situações, o trabalho apresenta um itinerário de abordagem e a descrição de duas situações didáticas envolvendo a noção de Tabuleiro hexagonal e a Sequência Tetranacci. Por fim, indicamos alguns elementos capazes de promover um viés de regularidade e de eventual aplicação em sala de aula, visando o incremento de conhecimentos.Downloads
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References
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2024-01-30
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Alves, F. R. V., Catarino, P. M. M. C., & Aires, A. P. F. (2024). Análise preliminar e a priori: o caso dos Tabuleiros hexagonais e a sequência Tetranacci. PARADIGMA, 45(1), e2024008. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1337
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Section
Artículos