Explorando as definições de avaliação formativa no ensino de matemática em dissertações e teses brasileiras

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p36-62.id1466

Keywords:

Avaliação formativa, Definições, Ensino de matemática, Pesquisa exploratória, Teoria fundamentada nos dados

Abstract

O estudo aqui apresentado envolve uma pesquisa exploratória qualitativa das características das definições de avaliação formativa adotadas em teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) desde suas primeiras publicações até julho de 2022. O foco está no ensino de matemática e em estudos em que a avaliação formativa não foi apenas mencionada como um tipo de avaliação, mas de fato relevante para a pesquisa. Por meio de uma abordagem de teoria fundamentada na análise de dados (grounded theory), e com o apoio dos instrumentos IAAP and FEITA (Camargo e Oliveira, 2022), conseguimos descobrir quais características são mais comuns nas definições (e.g., apoiar o ensino e a aprendizagem), mas também perceber as que não são mencionadas com tanta frequência (e.g., feedback, autoavaliação). Os dados também evidenciaram quais autores são mais referenciados (e.g., Perrenoud e Hadji) e a variedade de definições adotadas em diferentes estudos. Este estudo também confirma que a avaliação formativa ainda não é uma área de pesquisa muito popular no Brasil, o que foi uma surpresa, considerando que esta abordagem tem sido considerada por muitos como uma das mais baratas e eficazes para melhorar o desempenho dos alunos e a capacidade dos mesmos de aprender. Por ser um artigo de grande abrangência, os resultados fornecem um olhar panorâmico sobre as pesquisas na área de avaliação e educação matemática colaborando com pesquisadores e pesquisas na área.

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Author Biographies

Deire Lúcia de Oliveira, Universidade de Brasília

Doutora em educação pela Universidade de Brasília, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal(SEEDF) Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7722108957672685

Melise Camargo, University Press

Doutora em Educação (PhD in Education) Cambridge University Press and Assessment The Mathematics Education Research Group (MERG) at the University of Cambridge https://www.educ.cam.ac.uk/research/groups/sciencetechnologymaths/maths/   Cambridge, Reino Unido

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Published

2023-08-31

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How to Cite

Oliveira, D. L. de ., & Camargo, M. . (2023). Explorando as definições de avaliação formativa no ensino de matemática em dissertações e teses brasileiras . PARADIGMA, 44(5), 36–62. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p36-62.id1466