PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p92-116.id1162Palabras clave:
Formação de professores, Atividade, Orientadora de Ensino, Pensamento Teórico, Pensamento Algébrico, Teoria Histórico-CulturalResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar práticas de formação continuada desenvolvidas com professores polivalentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública. Tais práticas estão fundamentadas na perspectiva Histórico-Cultural e têm em vista o desenvolvimento do pensamento algébrico, entendido como pensamento teórico no campo de conhecimento algébrico. O processo de formação se deu no contexto de uma ação de extensão vinculada a uma pesquisa de mestrado e foi organizado tendo como base teórico-metodológica a Atividade Orientadora de Ensino, o que implicou considerar nos procedimentos a coletividade e os processos de análise e síntese na solução de situações desencadeadoras que problematizaram alguns nexos conceituais da álgebra. A análise dos dados apresenta indícios de desenvolvimento do pensamento algébrico dos professores revelando uma aproximação das significações sociais do objeto de conhecimento em questão e um maior nível de conscientização em relação à sua práxis pedagógica como desencadeadora da aprendizagem do aluno. Conclui-se que as práticas formativas desenvolvidas, ao considerarem os processos coletivos de solução de situações desencadeadoras envolvendo alguns nexos conceituais da álgebra favoreceram o desenvolvimento do pensamento algébrico dos professores por meio da abstração, generalização e formação de conceitos algébricos, bem como permitiram a ressignificação e reorganização do ensino da matemática e, particularmente, da álgebra para os anos iniciais do Ensino Fundamental.Descargas
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