PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p92-116.id1162

Palavras-chave:

Formação de professores, Atividade, Orientadora de Ensino, Pensamento Teórico, Pensamento Algébrico, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar práticas de formação continuada desenvolvidas com professores polivalentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública. Tais práticas estão fundamentadas na perspectiva Histórico-Cultural e têm em vista o desenvolvimento do pensamento algébrico, entendido como pensamento teórico no campo de conhecimento algébrico. O processo de formação se deu no contexto de uma ação de extensão vinculada a uma pesquisa de mestrado e foi organizado tendo como base teórico-metodológica a Atividade Orientadora de Ensino, o que implicou considerar nos procedimentos a coletividade e os processos de análise e síntese na solução de situações desencadeadoras que problematizaram alguns nexos conceituais da álgebra. A análise dos dados apresenta indícios de desenvolvimento do pensamento algébrico dos professores revelando uma aproximação das significações sociais do objeto de conhecimento em questão e um maior nível de conscientização em relação à sua práxis pedagógica como desencadeadora da aprendizagem do aluno. Conclui-se que as práticas formativas desenvolvidas, ao considerarem os processos coletivos de solução de situações desencadeadoras envolvendo alguns nexos conceituais da álgebra favoreceram o desenvolvimento do pensamento algébrico dos professores por meio da abstração, generalização e formação de conceitos algébricos, bem como permitiram a ressignificação e reorganização do ensino da matemática e, particularmente, da álgebra para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Fernanda Cristina Ferreira Santos, Prefeitura Municipal de Guarulhos

Licenciada em Pedagogia e em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico Cultural – GEPPEDH. Professora de Educação Básica - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - na Prefeitura Municipal de Guarulhos.

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Ensino de Ciências e Matemática), com pós-doutorado em Educação pela Laurentian University (Canadá). Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e professora credenciada do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-Unifesp). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica- GEPAPe/USP - e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico Cultural - GEPPEDH na Unifesp. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática focando especialmente a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, aprendizagem da docência, atividade de ensino, teoria histórico-cultural e teoria da objetivação.    

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Publicado

2022-01-16

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Como Citar

Santos, F. C. F. ., & Moretti, V. D. . (2022). PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO. PARADIGMA, 43(1), 92–116. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p92-116.id1162