O Conhecimento Didático do Conteúdo de professores de química para ensinar Ligações Químicas

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p113-138.id1312

Palabras clave:

Conocimiento Didáctico del Contenido, Estrategias pedagógicas, Enlaces Químicos, Profesores de Química

Resumen

Este artigo, recorte de uma Dissertação, apresenta o Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC) com ênfase em ações didático-pedagógicas que professores de química utilizaram para ensinar cientificamente o conteúdo de Ligações Químicas. Metodologicamente, o estudo, com objetivo descritivo, abordagem qualitativa e natureza básica, foi realizado com dois professores de Química que trabalham no município de Salvaterra-PA/Brasil. Na construção dos dados, além da observação in loco, utilizou-se um questionário, analisado a partir da Análise Textual Discursiva, emergindo 3 categorias e suas respectivas subcategorias. Isso possibilitou elucidar um novo emergente em relação às ações didático-pedagógicas relacionadas às estratégias de ensino, a formação docente inicial e continuada, a experiência profissional para o desenvolvimento em sala de aula e a mobilização do CDC em relação ao conteúdo de Ligações Químicas. Neste ínterim, o estudo apresenta elementos fundamentais pertinentes à estruturação e a materialização do CDC de professores de química na ação pedagógica para promover o ensino de Ligações Químicas.

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Biografía del autor/a

Arilson Silva da Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Licenciado em Ciências Naturais com Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Salvaterra. Investiga formação docente e metodologias ativas em Educação em Ciências.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

raduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018) e em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Dom Alberto (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). PhD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - no Programa de Pós-graduação: Educação em Ciências: química da vida e saúde, onde desenvolveu a metodologia DICUMBA - Desenvolvimento Cognitivo Universal-bilateral da Aprendizagem. Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TICs, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

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07-07-2023

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Silva, A. S. da ., & Bedin, E. (2023). O Conhecimento Didático do Conteúdo de professores de química para ensinar Ligações Químicas. PARADIGMA, 44(3), 113–138. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p113-138.id1312

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Sección

Artículos