O Conhecimento Didático do Conteúdo de professores de química para ensinar Ligações Químicas
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p113-138.id1312Palabras clave:
Conocimiento Didáctico del Contenido, Estrategias pedagógicas, Enlaces Químicos, Profesores de QuímicaResumen
Este artigo, recorte de uma Dissertação, apresenta o Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC) com ênfase em ações didático-pedagógicas que professores de química utilizaram para ensinar cientificamente o conteúdo de Ligações Químicas. Metodologicamente, o estudo, com objetivo descritivo, abordagem qualitativa e natureza básica, foi realizado com dois professores de Química que trabalham no município de Salvaterra-PA/Brasil. Na construção dos dados, além da observação in loco, utilizou-se um questionário, analisado a partir da Análise Textual Discursiva, emergindo 3 categorias e suas respectivas subcategorias. Isso possibilitou elucidar um novo emergente em relação às ações didático-pedagógicas relacionadas às estratégias de ensino, a formação docente inicial e continuada, a experiência profissional para o desenvolvimento em sala de aula e a mobilização do CDC em relação ao conteúdo de Ligações Químicas. Neste ínterim, o estudo apresenta elementos fundamentais pertinentes à estruturação e a materialização do CDC de professores de química na ação pedagógica para promover o ensino de Ligações Químicas.Descargas
Citas
ANDRADE, R. S.; VIANA, K. S. L. Atividades experimentais no ensino da química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 507-522, 2017. https://doi.org/10.1590/1516-731320170020014
BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 3, p. 3-24, 2020. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11774
BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Situação de estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das rodas de conversa. Educar em Revista, v. 34, p. 293-309, 2018a. https://doi.org/10.1590/0104-4060.53297
BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno. Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, p. 975-996, 2018b. https://doi.gov/10.29286/rep.v27i66.2423
BELOTTI, S. H. A.; FARIA, M. A. Relação professor/aluno. Saberes da Educação, v. 1, n. 1, p. 01-12, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3woHrel. Acesso em: 08 de jul. 2022.
COSTA, P. N.; CORDOVIL, R. V. Reflexões acerca da abordagem qualitativa na pesquisa em educação em ciências. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 62749-62758, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-636
DUNKER, E. B.; BEDIN, E. A mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da metodologia Dicumba: possíveis aproximações. Educação Química en Punto de Vista, v. 5, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2914. Acesso em: 18 jan. 2023.
DUNKER, E. B.; BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Aprendizaje a través de la investigación centrada en el estudiante: la construcción de la identidad crítico-científica en la enseñanza de la química. Paradigma, v. 44, n. 1, 2023. 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p296-321.id1214
FERNANDES, L. S.; CAMPOS, A. F. Pesquisas em Periódicos Nacionais e Internacionais Sobre o Ensino-Aprendizagem de Ligação Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 153-171, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4235>. Acesso em: 12 jul. 2022.
FERREIRA, C. A. L. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, 2015. Disponível em: http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4424/2546. Acesso em: 5 jan. 2023.
GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Profesores de sustancia: el conocimiento de la materia para la enseñanza. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 9, n. 2, p. 1-25, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3kuMmI6. Acesso em: 20 jan. 2022.
LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D. O professor de Ciências das escolas municipais de Recife e suas perspectivas de educação permanente. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, p. 347-364, 2008. https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000200012
MARTINS NETO, E. C. O conhecimento pedagógico do conteúdo de química no ensino médio em luanda-angola. 2020. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Redenção, 2020.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de LS Shulman. Educação (UFSM), v. 29, n. 2, p. 33-50, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 12 jan. 2022
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
MORAES, R.; GALIAZZI, M do C. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n1/08.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.
NÓVOA, A. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de educación, 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09.pdf. Acesso em: 14 jul. 2022.
OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias, v. 2, n. 3, 2008. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3122/2459>. Acesso em 19 jun. 2019.
RAUSCH, R. B.; FRANTZ, M. J. Contribuições do PIBID à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de pesquisa em educação, v. 8, n. 2, p. 620-641, 2013. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p620-64
ROSA, L. M. R.; SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 51-70, 2017. https://doi.org/10.1590/1516-731320170010004
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational, v. 57, n. 1, 1987. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge grouth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. https://doi.org/10.3102/0013189X015002004
SILVA, A. M. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Rev. Quim. Ind, v. 711, n. 7, 2011. Disponível em: encurtador.com.br/vAW23. Acesso em: 11 de mai. 2022.
SILVA, J. P. L. O papel do estágio supervisionado na construção e mobilização do conhecimento pedagógico do conteúdo na formação do professor de biologia. 2019. 45 f. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
WARTHA, E. J.; SILVA, E.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.
XAVIER, L. T. B. A importância da formação continuada para professores de química. 2022. 39 f. Trabalho de conclusão de curso - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, p. 149-166, 2017. https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 78 PDF downloads: 57