Tarefas Não-rotineiras de Matemática: o que podem revelar? (portugués)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p287-307.id1477Palabras clave:
Educação Matemática, Análise da produção escrita, Educação Matemática Realística, Contextos de tarefas não rotineiras de matemáticaResumen
O objetivo deste artigo é discutir alguns aspectos do contexto de enunciados de tarefas não rotineiras de matemática em provas escritas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que, à luz da abordagem Educação Matemática Realística, busca argumentar a respeito de como contextos de tarefas de matemática podem influenciar nas produções escritas de estudantes e professores. Para atingir esses objetivos, foram analisadas três tarefas não rotineiras de matemática constantes em uma prova escrita resolvida por professores que ensinam matemática. Com base nas produções analisadas, inferiu-se que aspectos da matematização horizontal são mais frequentes que aspectos da matematização vertical. Verificou-se, também, que o pedido de justificativas, explicações e argumentos presente nos enunciados das tarefas oferecem pistas mais “ricas” para a análise da produção escrita dos participantes e sobre o modo como eles pensaram e produziram suas estratégias e procedimentos.Descargas
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31-08-2023
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Ferreira, P. E. A. ., & Buriasco, R. L. C. de . (2023). Tarefas Não-rotineiras de Matemática: o que podem revelar? (portugués). PARADIGMA, 44(5), 287–307. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p287-307.id1477
Número
Sección
Artículos