INTRODUÇÃO À HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - HISOEM

Auteurs

  • Fredy González fredygonzalezdem@gmail.com
    Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI :

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p443-453.id1179

Mots-clés :

Campo Disciplinar, Evolucionismo Conceitual, Situação Social, Práticas Socioculturais

Résumé

A questão norteadora deste ensaio é: como aconteceu o processo que propiciou a emergência e o desenvolvimento da Educação Matemática, até se converter num campo disciplinar e de pesquisa, tanto prática quanto teórica? Será oferecida uma resposta na perspectiva da História Social da Educação Matemática – HISOEM que leva em consideração as práticas socioculturais associadas com processos de ensino, aprendizagem, estudo, avaliação, criação das Matemáticas - tanto acadêmicas quanto escolares e cotidianas - que são protagonizadas por diversos autores/atores - tanto reconhecidos como autores/atores de referência quanto anônimos: professores de aula, vendedores de rua, artistas de diversas áreas, artesãos, bonequeiros, costureiras, etc. O aspecto central desta perspectiva é examinar o desenvolvimento no tempo (História) das interações entre os protagonistas (atores e autores de referência) das diversas situações e práticas sociais (Sociologia) nos múltiplas contextos (cenários de difusão) onde são desenvolvidas práticas de ensino, aprendizagem, estudo e avaliação das diversas variedades da Matemática: acadêmica, escolar e cotidiana (a que é utilizada pelas pessoas nas suas variadas atividades, tanto profissionais quanto não profissionais, como às dos marceneiros, pedreiros, e muitos outros operários ou técnicos; como também assim os artesãos, pescadores, etc.). As noções teóricas assumidas são: as ideias de campo científico, evolucionismo conceitual, prática sociocultural, enfoque histórico cultural e situação social. Metodologicamente, trata se de uma pesquisa teórica documental de natureza reflexivo-interpretativa. Se conclui que a constituição como disciplina da Educação Matemática é um processo epistemológico, sociológico e histórico essas três perspectivas são o fundamento da concepção da HISOEM subscrita nesta exposição

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fredy González, Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN)

Doctor en Educación (Universidad de Carabobo, Venezuela, 1997); Master en Matemática (Universidad de Carabobo, Venezuela, 1994); Profesor de Matemática (Instituto Pedagógico de Caracas, 1974); Profesor jubilado de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL, Núcleo Maracay, Estado Aragua, Venezuela); Coordinador Fundador del Núcleo de Investigación en Educación Matemática “Dr. Emilio Medina” (NIEM); Coordinador Fundador del Doctorado en Educación Matemática (DEM-UPEL); Profesor Invitado en: Universidad de Granada (España), Universidad de San Carlos (Guatemala), Universidad Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana); Universidad de Cartagena (Colombia), Universidad Simón Bolívar (Barranquilla, Colombia); Universidad Luterana de Brasil, Universidad Federal de Rio Grande do Norte, Universidad Federal do Pará (Brasil), Universidad Mayor de San Andrés (UMSA, Bolivia), Universidad de Panamá; Universidad INTEC (República Dominicana); Teachers College de la Columbia University (New York, USA); además, es Profesor Visitante Extranjero en la UFRN 2018-2021, Investigador Invitado del Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM, UFRN) y coordina el Proyecto de Historia Social de la Educación Matemática en América Latina (HISOEM-AL).

Références

BARROS, José D’Assunção. Uma “disciplina” – entendendo como funcionam os diversos campos de saber a partir de uma reflexão sobre a História. OPSIS, v. 11, n. 1, p. 252-270, 2011.

BEN-DAVID, J. Sociologia da Ciência. Tradução Newton T. Gonçalves. Rio de Janeiro: FGV, 1975. p.1-32.

BICUDO, I. Educação Matemática e Ensino de Matemática. Temas & Debates, ano IV, n. 3, p. 31-42, 1991.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pró-posições, v. 4, n. 1, p. 18-23, out. 1993.

BICUDO, M. A. V. Ensino de Matemática e Educação Matemática: algumas considerações sobre seus significados. Bolema, v. 12, n. 13, p. 1-11, 1999.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais das ciências: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 19832004.

BOURDIEU, Pierre. A causa da ciência: Como a história social das ciências sociais pode servir ao progresso das ciências. Política & Sociedade, Vol. 1, Nro. 1; 143-161. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4937

CARVALHO, J. B. P. de. O que é Educação Matemática?. Temas & Debates, ano IV, n. 3, p. 17-26, 1991.

DANTE, L. R. Algumas reflexões sobre Educação Matemática. Temas & Debates, ano IV, n. 3, p. 43-49, 1991.

FERREIRA, V. L.; SANTOS, V. de M. O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática. Bolema, v. 26, n. 42A, p. 163-191, abr. 2012.

GARCIA, Fernanda Hart; GARCIA, Denis da Silva. Reconhecendo a Educação Matemática Campo de Pesquisa e Investigação. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática. Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo, Rio Grande do Sul – 06 a 08 de maio de 2020. P. 1-8 Disponível em: https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/jem/2020/Anais%202020%20-%20eixo%202/JEM2020_paper_23.pdf.

GONZÁLEZ, Fredy Enrique. História, Educação, Matemática: relações virtuosas. Em DORR, Raquel; NEVES, Regina. (Org.). Cenários de Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo Paco Editorial, 2020. Pp 95-122.

GORMAN, Hugh S. The Story of N. A Social History of the Nitrogen. Cycle and the Challenge of Sustainability. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press. ISBN 978–0–8135–5439–6 (e-book) 2013.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. La vie de laboratorie. Paris: La Découverte, 1988.

MENDES, I. A.; SILVA, C. A. F. da. Problematização de práticas socioculturais na formação de professores de Matemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 100-126, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID303. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/303. Acesso em: 7 jan. 2021.

MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. M.; IGLIORI, S. B. C.; D’AMBROSIO, U. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 70-93, dez. 2004.

PESTRE, Dominique. Por uma nova história social e cultural das ciências: novas definições, novos objetos, novas abordagens. Cadernos IG/UNICAMP, Campinas, v. 6, n. 1, p. 3-56, 1996.

SÁNCHEZ SIERRA, C. C.; MORALES GIRALDO, S. M.; GAR- CÍA ROLDÁN, D. V. Descripción de una ecología intelectual escolar respecto a la comprensión del concepto de Campo Eléctrico: La argumentación como agente revelador de dicha ecología. 2014. 150f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura en Matemáticas y Fí- sica) – Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Disponível em: http://bit.ly/360HDRW. Acesso em: 06 jan. 2021.

SOUTO, Romelia Mara Alves. História na Educação Matemática: um estudo sobre trabalhos publicados no Brasil nos últimos cinco anos. Bolema, v. 23, n. 35B, p. 515-536, abr. 2010.

TOULMIN, Stephen. La comprensión humana, v. I: El uso colectivo y la evolución de los conceptos. Madrid: Alianza Editorial, 1997.

VALENTE, Oito temas sobre História da educação matemática. REMATEC, Natal (RN) Ano 8, n.12/ Jan.-Jun. pp 22-50. 2013

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática escolar: epistemologia e história. Revista Educação em Questão, v. 23, n. 9, p. 16-30, 15 ago. 2005.

VALERO, Paola. La educación matemática como una red de prácticas sociales. In: VALERO, Paola; SKOVSMOSE, Ole (eds.). Educación matemática crítica. Una visión sociopolítica del aprendizaje y la enseñanza de las matemáticas. Bogotá: una empresa docente, 2012, p. 299-326. Disponível em: http://bit.ly/2rWdmVy. Acesso em: 08 jan. 2021.

Téléchargements

Publiée

2022-01-18

Métricas


Visualizações do artigo: 375     PDF (Español (España)) downloads: 223

Comment citer

González, F. (2022). INTRODUÇÃO À HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - HISOEM. PARADIGMA, 43(1), 443–453. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p443-453.id1179