O processo de ensino-aprendizagem relacionado à realidade da educação inclusiva
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024004.id1349Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Aluno deficiente, AprendizagemResumo
Este artigo é resultado de uma revisão de literatura acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, de ensino comum. Tem o objetivo de, por meio de pesquisas recentes, conhecer como tem sido cumprida pelas escolas a garantia legal da inclusão escolar de alunos com deficiência. Para isso, foi necessário compreender o papel do gestor escolar frente a esse processo, analisar a relação pedagógica do professor regente e dos professores de apoio à comunicação, às linguagens e tecnologias assistivas com os alunos incluídos; identificar os fatores que constituem enfrentamento para o aluno deficiente no processo de inclusão escolar e extraescolar, objetivando assim uma educação de qualidade para todos. Concluiu que muitas vitórias foram alcançadas, porém, ainda existem muitas barreiras a serem derrubadas.Downloads
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