Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020)

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p269-292.id1402

Palavras-chave:

formación continua, enseñanza de las matemáticas, Enfoque Ontosemiotico, Competencias y conocimientos didáctico-matemáticos

Resumo

El objetivo de este artículo, basado en la teoría del Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática, es comprender los elementos presentes en la formación continua de profesores que enseñan matemáticas en los primeros años de escolarización, a partir de un estudio de disertaciones y tesis brasileñas, producido entre 2016 y 2020. Este estudio se justifica, ya que el Enfoque Ontosemiotico es una teoría reciente en el campo de la Educación Matemática que ha demostrado un uso creciente en los cursos de formación de profesores en Brasil. La perspectiva metodológica del análisis de datos abordada es la cualitativa basada en el Análisis Textual Discursivo. Los resultados indican que la formación continua de los profesores de matemáticas, junto con las herramientas del Enfoque Ontosemiotico, suscita reflexiones sobre la práctica docente y su cambio, movilizando saberes para un mejor desarrollo de las posturas críticas y reflexivas de los profesores en los procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger de Abreu Silva, Universidade La Salle (Unilasalle)

Assessor do Ensino de Matemática da Secretaria de Educação da rede Municipal de Sapucaia do Sul e professor da EJA da rede de Gravataí. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). Doutorando em Educação da Universidade La Salle, Canoas-RS, Linhas de pesquisa, Educação, Educação Matemática.

Vera Lucia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisadora 1D Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realizou estudos de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da University of Maryland – College Park EUA com bolsa do CNPq. Fez Doutorado no Programa de Pós-Graduação na PUC/RS com estágio docente na Universidade do Texas em Austen – Estados Unidos, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Líder da Rede Geres (http://pesquisageres.blogspot.com/). Atua na área de Educação e Educação Matemática, tendo como cerne de suas investigações os seguintes temas: estudante, Educação Superior, egressos da Educação Superior, egressos e estudantes ProUni, formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem, comprometimento do estudante, métodos e práticas de ensino.

Luciana Backes, Universidade La Salle (Unilasalle)

Professora titular da Universidade La Salle – Canoas-RS – Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui Graduação em Pedagogia – Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Sciences de Education pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando, principalmente, nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, educação híbrida, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, Espaço de Convivência Digital Virtual – Ecodi –, hibridismo dos espaços, hibridismo tecnológico digital, hibridismo das linguagens, hibridismo das modalidades, cultura emergente, gamificação e literaturalização das ciências.

Adriana Breda, Universitat de Barcelona (UB)

Professora e pesquisadora na Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Possui Pós-Doutorado pela Universitat de Barcelona pelo Programa Juan de la Cierva Formación. Mestre e doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), Linhas de pesquisa: Educação Matemática e Formação de Professores.

Referências

ARAÚJO, André Fellipe Queiroz. A inter-relação entre a Estatística e a Probabilidade: um estudo com professores de Matemática do Ensino Médio sobre a curva normal. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

AMORIM, Luciana Correia de. A atenção dada às emoções na sala de aula pelo professor de matemática: contribuições dos critérios de adequação didática. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, 2017.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content Knowledge for Teaching: What make it special? Journal of Teacher Education, [s.l.], v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487108324554

BREDA, Adriana. Melhorias no ensino de matemática na concepção de professores que realizam o mestrado Profmat no Rio Grande do Sul: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso. 2016. 335 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Física, Porto Alegre, 2016.

BREDA, Adriana; BOLONDI, Giorgio; DE ABREU SILVA, Roger. Enfoque ontossemiótico da cognição e instrução matemática: um estudo metanalítico das teses produzidas no Brasil. Revemop, Ouro Preto, v. 3, p. e202117, 26 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202117

BREDA, Adriana; FONT, Vicenç; LIMA, Valderez Marina do Rosário. A noção de adequação didática e seu uso na formação de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 1-41, 2015. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n2p%25p

BREDA, Adriana; FONT, Vicenç; PINO-FAN, Luis Roberto. Criterios valorativos y normativos en la Didáctica de las Matemáticas: el caso del constructo idoneidad didáctica. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 60, p. 255-278, abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a13

BREDA, Adriana; PINO-FAN, Luis Roberto; FONT, Vicenç. Meta didactic-mathematical knowledge of teachers: criteria for the reflection and assessment on teaching practice. Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education, London, v. 13, n. 6, p. 1.893-1.918, 2017. DOI: https://doi.org/10.12973/eurasia.2017.01207a

CARPES, Patricia Pujol Goulart. Conhecimentos didático-matemáticos do professor de matemática para o ensino de números racionais. 2019. 265 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Franciscana, Santa Maria, 2019.

CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de. Um estudo sobre os conhecimentos didáticos-matemáticos de probabilidade com professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2017. 344 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.

CARVALHO, Marcos Pavani de. Um estudo da inserção de estudantes da Licenciatura em matemática no contexto da escola pública: contribuições do PIBID. 2016. 208 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2016.

FERREIRA, Renata Barbosa. Análise da geometria na coleção de livros didáticos de matemática do Ensino Técnico integrado ao Médio do Centro Paula Souza. 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.

FONT, Vicenç; PLANAS, Núria; GODINO, Juan Díaz. Modelo para el análisis didáctico en educación matemática. Infancia y aprendizaje, [s.l.], v. 33, n. 1, p. 89-105, 2010. DOI: https://doi.org/10.1174/021037010790317243

GODINO, Juan Díaz. Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, Costa Rica, v. 8, n. 11, p. 111-132, 2013.

GODINO, Juan Díaz. Síntesis del Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos: motivación, supuestos y herramientas teóricas. Universidad de Granada, 2014. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/eos/sintesis_EOS_14abril14.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.

GODINO, Juan Díaz; BATANERO, Carmen; FONT, Vicenç. Um enfoque onto-semiótico do conhecimento e a instrução matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 2, p. 7-37, jul./dez. 2008.

GODINO, Juan Díaz; BATANERO, Carmen; FONT, Vicenç; GIACOMONE, Belén. Articulando conocimientos y competencias del profesor de matemáticas: el modelo CCDM. In: FERNÁNDEZ, C. et al. (ed.). Investigación en Educación Matemática XX. Málaga: SEIEM, 2016. p. 288-297.

GODINO, Juan Díaz; GIACOMONE, Belén; BATANERO, Carmen; FONT, Vicenç. Enfoque Ontosemiótico de los Conocimientos y Competencias del Profesor de Matemáticas. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 90-113, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a05

GODINO, Juan Díaz; BATANERO, Carmen; FONT, Vicenç. The onto-semiotic approach: implications for the prescriptive character of didactics. For the Learning of Mathematics, New Westminster, v. 1, n. 39, p. 37- 42, 2019.

GOMES, Geisa Pereira. A relação professor-materiais curricular no ensino de matemática: uma análise sob a perspectiva ontossemiótica. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, Bahia, 2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha Porto Alegre: Artmed, 2010.

KAIBER, Carmen Teresa; LEMOS, Andrielly Viana; PINO-FAN, Luís Roberto. Enfoque ontossemiótico do conhecimento e da instrução matemática (EOS): um panorama das pesquisas na América Latina. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 10, n. 23, p. 531-552, 2017.

LEMOS, Andrielly Viana. Estudos de recuperação no Ensino Fundamental: uma investigação no âmbito da geometria sob a perspectiva do enfoque ontossemiótico do conhecimento e da instrução matemática. 2017. 354 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2017.

MOREIRA, Celma Bento. O desenvolvimento da percepção de espaço na criança da educação infantil: o papel das tarefas. 2017 .165 f. Dissertação (Mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, Bahia, 2017.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

PEREIRA, Lindomar Santana Aranha. Gestão de tarefas matemáticas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, Bahia, 2019.

PINO-FAN, Luis Roberto; GODINO, Juan Díaz. Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del profesor. Paradigma, Maracay, v. 36, n. 1, p. 87-109, 2015.

PINO-FAN, Luis Roberto; FONT, Vicenç; BREDA, Adriana. Mathematics teachers’ knowledge and competences model based on the onto-semiotic approach. In: KAUR, B.; HO, W. K.; TOH; T. L.; CHOY, Y B. H. (ed.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Singapore: PME, 2017. p. 33- 40. Vol. 4.

RIBEIRO, Rogerio Marques. Modelagem matemática e mobilização de conhecimentos didático-matemáticos na formação continuada de professores dos anos iniciais. 2016. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

RIBEIRO, Fernanda Lisboa. A geometria nos materiais curriculares brasileiros pelo enfoque ontossemiótico. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2018.

SANTANA, Kátia Cristina Lima. Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: uma análise a partir de elementos dos recursos do currículo e dos recursos dos professores. 2017. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, 2017.

SCHÖN, Donald. A. Educando o profissional reflexivo. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536310121/. Acesso em: 22 out. 2021.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, [s.l.], v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

SILVA, José Fernandes da. Um estudo do programa de consolidação das Licenciaturas no contexto da formação inicial de professores de matemática. 2017. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.

SOARES, Maria Elaine dos Santos. Conhecimentos didático-matemáticos mobilizados por professores dos anos iniciais: uma análise sob a perspectiva do enfoque ontosemiótico. 2016. 230 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2016.

SOUZA, Janaina Melo. Materiais curriculares educativos de matemática do pacto/PNAIC: um olhar desde os critérios de adequação didática. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Bahia, 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

VASCONCELOS, Danilo Monteiro de. Entre palavras, quadros e números: uma análise ontossemiótica da construção do conceito de razões trigonométricas com a utilização de histórias em quadrinhos. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.

VIEIRA, Vanice da Silva Freitas. O ensino de matemática proposto na coleção de livros didáticos usados nos cursos técnicos de nível médio do IFECT Fluminense: contextos e aplicações. 2016. 199 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2016.

Publicado

2023-05-31

Métricas


Visualizações do artigo: 274     PDF (Español (España)) downloads: 109

Como Citar

Silva, R. de A. ., Felicetti, V. L., Backes, L. ., & Breda, A. . (2023). Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). PARADIGMA, 44(4), 269–292. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p269-292.id1402

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)