Evidências do uso do Critério de Adequação Interacional no planejamento de aulas sob a perspectiva da Gamifcação: um estudo com futuros professores de Matemática

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1542

Palabras clave:

Critérios de Adequação Interacional, Metodologia Ativa, Gamificação, Formação Inicial de professores de Matemática

Resumen

O presente estudo tem por objetivo analisar o Critério de Adequação Didática Interacional revelado por dois futuros professores de Matemática no processo de elaboração de um plano de aula envolvendo a perspectiva da Gamificação. A partir de três encontros formativos realizados por meio da plataforma Google Meet, analisou-se qualitativamente, a partir componentes e indicadores de Adequação Interacional propostos pela Abordagem Ontossemiotica, o plano de aula realizado pelos participantes na perspectiva gamificada. Desse modo, considerou-se como córpus de dados as gravações dos encontros bem como os materiais produzidos pelos participantes. A partir da análise, os dados evidenciaram que a utilização da Metodologia Gamificação fez com que o critério de Adequação Interacional se mostrassem mais evidente, visto que essa metodologia tem como fundamento a interação e inclusão dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Cristina Martins, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Educação Matemática – UFOP. Docente Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – SEEMG, Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Momosa Pinto, 414, Sion, Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil, CEP: 36404-308.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. Docente na Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Educação Matemática, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, CEP: 35400-000.

José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais/Universidade de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática. Docente Instituto Federal de Minas Gerais/Universidade de Ouro Preto. Endereço para correspondência: Instituto Federal de Minas Gerais, Avenida Primeiro de Junho, 1043, Centro, São João Evangelista, Minas Gerais, Brasil, 39705-000.

Adriana Breda, Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Docente na Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha.  Endereço para correspondência: Universitat de Barcelona, Faculdade de Educação, Pg. de la Vall d'Hebron, 171, Mundet, Barcelona, Espanha.

Citas

BACICH, Lilian.; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1 ed. Porto Alegre: Penso Editora Ltda., 2018.

BARBOSA, Eduardo Fernandes.; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p. 48-67, maio/ago. 2013.

BREDA, Adriana. Melhorias no ensino de Matemática na concepção de professores que realizam o mestrado Profmat no Rio Grande do Sul: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso. 2016. 335 f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, 2016.

BREDA, Adriana; FONT, Vicenç; LIMA, Valderez Marina do Rosário. A noção de Adequação Didática e seu uso na formação de professores de Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. n. 8, v. 2, p. 1-41, 2015.

BREDA, Adriana; FONT, Vicenç; LIMA, Valderez Marina do Rosário; PEREIRA, Marcos Vilella. Componentes e indicadores de los criterios de idoneidad didáctica desde la perspectiva del enfoque ontosemiótico. Transformación, n. 2, v. 14, p. 162-176, 2018.

BREDA, Adriana; FONT, Vicenç; PINO-FAN, Luis Roberto. Critérios valorativos y normativos em la didáctica de las Matemáticas: el caso del constructo Adequação didáctica. Bolema, n. 60, v.32, p. 255-278, 2018.

BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

CLEMENTI, Juliana Augusto. Diretrizes motivacionais para comunidades de prática baseadas na Gamificação. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis, 2014.

CUNEGATO, Matheus Pacheco; DICK, Maurício Elias. A utilização de estratégias de gamificação em uma interface digital. Anais do XV SBGames, p. 281-287, São Paulo – SP, 2016.

GARCIA, Adriana. Gamificação como prática pedagógica docente no processo ensino e aprendizagem na temática da inclusão social. 2015. 90 f. Dissertação de Mestrado em Ensino, Ciências e Novas Tecnologias – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.

GODINO, Juan Diaz. Categorías de Análisis de los conocimientos del Profesor de Matemáticas. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 2009.

GODINO, Juan Diaz. Indicadores de la Adequação didáctica de processos de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas. In: XIII CIAEM – IACME. Anais. Recife, 2011. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/eos/jdgodino_indicadores_idoneidad.pdf. Acesso em: 05/11/2021.

GODINO, Juan; BATANERO, Carmen. Formación de profesores de Matemáticas basada en la reflexión guiada sobre la práctica. En VI Congreso Iberoamericano de Educación Matemática -CIBEM, Puerto Montt, p. 4-9, 2009.

GODINO, Juan Diaz.; BENCOMO, Delisa; FONT, Vicenç; WILHELMI, Miguel. Análisis y valoración de la Adequação didáctica de procesos de estudio de las Matemáticas. Paradigma, XXVII, n. 2, p. 221-252, 2006.

GODINO, Juan Diaz.; BATANERO, Carmen; FONT, Vicenç. The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM Mathematics Education, Berlín, v. 39, n. 1, p. 127-135, 2007.

MARTINS, Amanda; MAIA, Mayara; TINTI, Douglas. Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de Matemática do 7° ano. Revista Insignare Scientia - RIS, n. 1, v. 3, p. 309-321, 4 jun. 2020.

MARTINS, Amanda Cristina; TINTI, Douglas. Levantamento das produções acerca do uso da Gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática: um olhar para a formação de professores que ensinam Matemática. Educação Matemática Em Revista, n. 77, v. 27, p. 84-105, 2022.

NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: JOSSO, M. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, p. 11-17, 2004.

SCHMITZ, Birgit; KLEMKE, Roland; SPECHT, Marcus. Effects of mobile gaming patterns on learning outcomes: a literature review. Journal Technology Enhanced Learning, 2012.

SILVA, Jose Fernandes da; TINTI, Douglas da Silva. Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático: um olhar para o Programa Residência Pedagógica. Revemop, v. 3, p. e202136, 31 dez. 2021.

SOUZA, Oliveira Guilherme; TINTI, Silva Douglas. Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: panorama de pesquisas desenvolvidas em Mestrados Profissionais. Tangram Revista de Educação Matemática, 2020.

SOUZA, Guilherme Oliveira; TINTI, Douglas Silva. Análise da implementação do subprojeto matemática do Programa Residência da UFOP: Contextos, ações e desafios. Revista @mbienteeducação, 2022.

ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011.

Publicado

01-07-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 113     PDF (Português (Brasil)) downloads: 42

Cómo citar

Martins, A. C., Tinti, D. da S., Silva, J. F. da, & Breda, A. (2024). Evidências do uso do Critério de Adequação Interacional no planejamento de aulas sob a perspectiva da Gamifcação: um estudo com futuros professores de Matemática. PARADIGMA, 45(2), e2024005. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1542

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>