O Complemento Flubaroo do Google como Proposta de Ferramenta Avaliativa em Geometria Analítica

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p423-447.id1482

Palavras-chave:

Avaliação em Matemática, Complemento Flubaroo, Engenharia Didática

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso, cujo objetivo foi analisar as contribuições do Complemento Flubaroo para a prática avaliativa de Geometria Analítica, contextualizando conceitos do currículo de Matemática, abordados a partir do software Graphing Calculator. A pesquisa foi desenvolvida com professores de Matemática do 3° ano do Ensino Médio, adotando a Engenharia Didática, desenvolvida por Artigue (1988), como metodologia e ferramenta de ensino, relatando em suas quatro fases a análise do desenvolvimento profissional. Os questionários aplicados foram analisados por meio de gráficos e pela categorização, a partir da Análise de Conteúdos de Bardin. Como resultados, a investigação alcançou os objetivos propostos, pois trouxe como contribuições à prática de avaliação o incentivo ao uso de tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Dircilene Val Ferreira Tostes, Universidade Federal Fluminense

Possui Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (2018), Pós-Graduação em Educação Matemática pela Fundação Educacional e Cultural São José, Faculdades Integradas Padre Humberto (2004), Graduação em Ciências, com Habilitação Plena em Matemática pela Fundação Educacional e Cultural São José, Faculdade de Filosofia de Itaperuna (FAFITA). Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM). É docente da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). 

Marcelo de Oliveira Dias , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). É Pós doutor em Educação, especialidade em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL) e em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professor da Universidade Federal Fluminense entre 2013 e 2021 e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) no período de 2015 a 2021. Atualmente é docente do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCiMat/UFRRJ). É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM). Possui experiência na área de Educação Matemática, principalmente nos temas: Desenvolvimento Curricular, Educação Comparada, Pensamento Geométrico, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

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Publicado

2023-08-31

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Como Citar

Tostes, D. V. F. ., & Dias , M. de O. . (2023). O Complemento Flubaroo do Google como Proposta de Ferramenta Avaliativa em Geometria Analítica. PARADIGMA, 44(5), 423–447. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p423-447.id1482