O Complemento Flubaroo do Google como Proposta de Ferramenta Avaliativa em Geometria Analítica

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p423-447.id1482

Palavras-chave:

Avaliação em Matemática, Complemento Flubaroo, Engenharia Didática

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso, cujo objetivo foi analisar as contribuições do Complemento Flubaroo para a prática avaliativa de Geometria Analítica, contextualizando conceitos do currículo de Matemática, abordados a partir do software Graphing Calculator. A pesquisa foi desenvolvida com professores de Matemática do 3° ano do Ensino Médio, adotando a Engenharia Didática, desenvolvida por Artigue (1988), como metodologia e ferramenta de ensino, relatando em suas quatro fases a análise do desenvolvimento profissional. Os questionários aplicados foram analisados por meio de gráficos e pela categorização, a partir da Análise de Conteúdos de Bardin. Como resultados, a investigação alcançou os objetivos propostos, pois trouxe como contribuições à prática de avaliação o incentivo ao uso de tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dircilene Val Ferreira Tostes, Universidade Federal Fluminense

Possui Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (2018), Pós-Graduação em Educação Matemática pela Fundação Educacional e Cultural São José, Faculdades Integradas Padre Humberto (2004), Graduação em Ciências, com Habilitação Plena em Matemática pela Fundação Educacional e Cultural São José, Faculdade de Filosofia de Itaperuna (FAFITA). Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM). É docente da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). 

Marcelo de Oliveira Dias , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). É Pós doutor em Educação, especialidade em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL) e em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professor da Universidade Federal Fluminense entre 2013 e 2021 e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) no período de 2015 a 2021. Atualmente é docente do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCiMat/UFRRJ). É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM). Possui experiência na área de Educação Matemática, principalmente nos temas: Desenvolvimento Curricular, Educação Comparada, Pensamento Geométrico, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Referências

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9, n3, p. 281-308, 1988.Disponível em: http://www.cfem.asso.fr/actualites/archives/RDM9.3M.ArtigueIngenierieDidactique.pdf. Acesso em: 02 maio 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed.70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: 2017. Disponível em: https://acesse.one/aDF3o Acesso em: 14 jun. 2023.
DIAS, M. O. Tendências em Educação Matemática: Percursos curriculares brasileiros e paraguaios, 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.
DICK, T. P.; HOLLEBRANS, K. F. Focus in high school mathematics: Technology to support reasoning and sense making. Reston, VA: NCTM, 2011.
GADANIDIS, G., GEIGER, V. A social perspective on technology enhanced mathematical learning—from collaboration to performance. ZDM, 42(1), 91–104, 2010.
IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R.; ALMEIDA, N. Matemática: ciência e aplicações, Vols. 2 e 3: Saraiva, 7°ed. São Paulo, 2013.
MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma (nova) introdução. Série Trilhas, 3ªed, São Paulo: EDUC, 2015.
MARIN, A. J.; SILVA, A. M. M.; SOUZA, M. I. M. (Org.). Ebook: Situações didáticas, recurso eletrônico, 2. ed. Araraquara, São Paulo, 2017.Disponível em: https://www.academia.edu/45622149/SITUAÇÕES_DIDÁTICAS. Acesso em: 05 maio 2022.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2006
NCTM National Council of Teachers of Matematics. De los principios a la acción: para garantizar el éxito matemático para todos. Reston, VA: NCTM, 2015. Disponível em: https://www.nctm.org/Store/Products/De-los-principios-a-la-acción--Para-garantizar-el-éxito-matemático-para-todos-(Spanish-Translation)-(Download)/. Acesso em: 24 maio 2022.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Learning How to Learn. New York: Cambridge University Press, 1984.
PALIS, G. L. R. Educação Matemática: entrelaçando pesquisa e ensino, compreensão e mudança. Revista Educação On-Line, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7456/7456.PDF. Acesso em: 13 jun. 2022.
PALIS, G. L. R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 432-451, São Paulo, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/4288/3695 . Acesso em 12 maio 2022.
PENCINATO, G. S.; FETTERMANN, J. V; OLIVEIRA, D. M. A. Avaliação da Aprendizagem de Línguas através de Tecnologias Educacionais: o Flubaroo em foco. In: FETTERMANN, J. V; CAETANO, J. M. P. (Org.) Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2016.
PENCINATO, G. S.; FETTERMANN, J. V; OLIVEIRA, D. M. A. A ferramenta Flubaroo e suas potencialidades para a avaliação de alunos da educação básica. XIII EVIDOSOL e X CILTEC-Online, 2016. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/upload/166.pdf . Acesso em: 02 maio 2022.
PENCINATO, G. S.; FETTERMANN, J. V; OLIVEIRA, D. M. A. Avaliação online: promovendo a aprendizagem através do feedback. Revista Transformar, 2016. Disponível: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/71 Acesso em 01 jun. 2021.
POMMER, W. M. A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo: [s.n.], 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/wagner-marcelo-pommer-a-engenharia-didatica-em-sala-de-aula-elementos-basicos-e. Acesso em: 27 abr. 2022.
ROSCHELLE, J.; SHECHTMAN, N.; TATAR, D.; HEGEDUS, S.; HOPKINS, B.; EMPSON, S.; JENNIFER KNUDSEN, J.; GALLAGHER, L. P. Integration of Technology, Curriculum, and Professional Development for Advancing Middle School Mathematics: Three Large-Scale Studies. American Educational Research Journal, 47(4), p. 833-878, 2010.Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ906914. Acesso em: 27 abr.2022.
SUH, J.; MOYER, P. S. Developing students' representational fluency using virtual and physical algebra balances. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching, 26(2), p. 155-173, 2007.Disponível em: http://mason.gmu.edu/~jsuh4/JComputingmathscience%20teachingrepresentational.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
VASCONCELOS, Y. L.; YOSHITAKE, M.; LINS, D. A. C.; MELO, A. P. S.; FRANÇA, S. M. Método de caso e estudo de caso: usos no exercício da docência em contabilidade de custos. Custos e @gronegócio on line, v. 9, n. 4, p. 02-18, 2013. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/365. Acesso em: 19 abr. 2022.

Publicado

2023-08-31

Métricas


Visualizações do artigo: 100     PDF (Español (España)) downloads: 45

Como Citar

Tostes, D. V. F. ., & Dias , M. de O. . (2023). O Complemento Flubaroo do Google como Proposta de Ferramenta Avaliativa em Geometria Analítica. PARADIGMA, 44(5), 423–447. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p423-447.id1482