AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: PARA ALÉM DE PODER E CONTROLE

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2004.p33-80.id317

Resumo

ResumenEn la educación superior se ha destacado la imposición de un poderoso sitema de evaluación meritocrático, cuantitativo, promotor de competencias, rangos y jeraquizaciones, además del desencadenamiento de un proceso de pauperización de la investigación en la universidad pública brasilera, regida bajo la égida del sometimiento y de la destrucción. Las políticas educacionales de carácter neoliberal, que vienen a fectando a la educación superior son impuestas por agencias internacionales y consentidas por el gobierno brasilero, estas polítcas privilegian acuerdos externos en detrimento de las reales necesidades nacionales, articulando de forma teratológica evaluación y financiamiento. Reflejos del proceso de globalización inducen a la universidad a adaptarse a las reglas del mercado, como parte de una cultura anclada en la eficiencia y eficacia. Se propone una nueva morfología evaluativa como forma de constitución de un proceso de evaluación más justo y ético que promueva el resurgimiento de la investigación.Palabras Claves: Acreditación; Evaluación Institucional; Investigación Evaluativa; Globalización.ResumoNa educação superior tem se destacado a imposição de um poderoso sistema de avaliação meritocrático, quantitativo, promotor de competição, ranqueamentos e hierarquizações, além do desencadeamento de um processo de pauperização da pesquisa na universidade pública brasileira, regida sob a égide do sucateamento e da destruição. As políticas educacionais de caráter neoliberal, que vêm afetando a educação superior são impostas por agências internacionais e consentidas pelo governo brasileiro, estas políticas privilegiam acordos externos em detrimento das reais necessidades nacionais, articulando de forma teratológica avaliação e financiamento. Reflexos do processo de globalização induzem a universidade a adaptar-se às regras do mercado, como parte de uma cultura ancorada na eficiência e eficácia. Propõe-se uma nova morfologia avaliativa como forma de constituição de um processo de avaliação mais justo e ético que promova a ressurgência da pesquisa.Palavras-Chave: Avaliação Institucional, Pesquisa, Universidade

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vivan de Carvalho (UEL-Brasil), Universidade Estadual de Londrina (UEL)-Brasil

LA AUTORADra. Maria Aparecida Vivan de CarvalhoDoutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Docente do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL)maylon88@hotmail.comFoi membro da Comissão Permanente de Avaliação Institucional (UEL, 1996 a 1998). Possui três livros publicados nas áreas de Educação e Anatomia, além de mais de vinte artigos socializados através de publicação em revistas científicas. Líder de dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. É docente pesquisadora do Centro de Ciências Biológicas da UEL

Publicado

2017-05-10

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Como Citar

Vivan de Carvalho (UEL-Brasil), M. A. (2017). AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: PARA ALÉM DE PODER E CONTROLE. PARADIGMA, 24(2), 33–80. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2004.p33-80.id317

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