ACTIVIDADES PARA ALUMNOS CON DEFICIENCIA VISUAL INTERMEDIADAS POR ASISTENCIA TECNOLÓGICA: (RE) ADAPTACIÓN DE LAS REGLETAS

Autores

  • Maria Adelina Raupp Sganzerla (ULBRA.Brasil) maria.sganzerla@ulbra.br
    Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Marlise Geller (ULBRA-Brasil) marlise.geller@gmail.com
    Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p47 - 68.id741

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Deficiência Visual, Material Dourado, Educação Matemática

Resumo

Este  artigo  apresenta  um  recorte  de  uma  pesquisa  de  doutorado  que  investiga  como  se constituem as ações pedagógicas, em relação as Tecnologias Assistivas (TA), de professores que ensinam Matemática, tanto em sala de aula regular, como no Atendimento Educacional Especializado (AEE), à alunos com deficiência visual do Ensino Fundamental de escolas inclusivas na região sul do Brasil. A metodologia qualitativa envolveu a validação/avaliação de TA por meio da interação e entrevista com 19 professores, todos com experiência  em ensino  de  Matemática  com  alunos  cegos  e/ou  baixa  visão.  Das  entrevistas  emergiram sugestões de atividades para serem aplicadas junto a TA Contátil, que foram adaptadas e apresentadas aos alunos, participantes da pesquisa. As atividades realizadas proporcionaram uma gama de possibilidades, tanto as desenvolvidas na sala de aula inclusiva, contemplando um grupo ou uma turma, quanto as individuais, que foram aplicadas na sala de recursos.ABSTRACTThis article presents part of a doctoral research that investigates the pedagogical actions, of teachers who teach mathematics, both in the regular classroom and in the Specialized Educational Assistance (AEE) considering Assistive Technologies (TA) and visually impaired students of the Elementary School of inclusive schools in South of Brazil. The qualitative methodology involved the validation/evaluation of TA through the interaction and interview with 19 teachers, all with experience in teaching mathematics with blind students and/or low vision. From the interviews emerged suggestions of activities to be applied with TA Contátil, which were adapted and presented to the students. The activities carried out provided a range of possibilities, both those developed in the inclusive classroom, including a group of studentes, and also individual activities that were applied in the AEE.RESUMOEste artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que investiga como se constituem as ações pedagógicas, em relação as Tecnologias Assistivas (TA), de professores que ensinam Matemática, tanto em sala de aula regular, como no Atendimento Educacional Especializado (AEE), à alunos com deficiência visual do Ensino Fundamental de escolas inclusivas na região sul do Brasil. A metodologia qualitativa envolveu a validação/avaliação de TA por meio da interação e entrevista com 19 professores, todos com experiência em ensino de Matemática com alunos cegos e/ou baixa visão. Das entrevistas emergiram sugestões de atividades para serem aplicadas junto a TA Contátil, que foram adaptadas e apresentadas aos alunos, participantes da pesquisa. As atividades realizadas proporcionaram uma gama de possibilidades, tanto as desenvolvidas na sala de aula inclusiva, contemplando um grupo ou uma turma, quanto as individuais, que foram aplicadas na sala de recursos.

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Biografia do Autor

Maria Adelina Raupp Sganzerla (ULBRA.Brasil), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Linha de Pesquisa: Educação Inclusiva em Ensino de Ciências e Matemática

Marlise Geller (ULBRA-Brasil), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Informática na Educação Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Linha de Pesquisa: Educação Inclusiva em Ensino de Ciências e Matemática

Publicado

2019-09-16

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Como Citar

Raupp Sganzerla (ULBRA.Brasil), M. A., & Geller (ULBRA-Brasil), M. (2019). ACTIVIDADES PARA ALUMNOS CON DEFICIENCIA VISUAL INTERMEDIADAS POR ASISTENCIA TECNOLÓGICA: (RE) ADAPTACIÓN DE LAS REGLETAS. PARADIGMA, 40, 47–68. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p47 - 68.id741