UNA MIRADA A LAS PRODUCCIONES EN HISTORIA DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN EL VII SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p912-937.id775Palavras-chave:
Campo científico, Gephi, grupos de pesquisa, IRaMuTeQ, SIPEMResumo
Nuestro objetivo es analizar los trabajos presentados en el VII Seminario Internacional de Investigación en Educación Matemática (2018), pertenecientes al Grupo de Trabajo número 15 (GT15), Historia de la educación matemática. Tenemos la intención de responder las preguntas: ¿Cuáles son los grupos de investigación (GI’s) presentes en el GT15? ¿Qué supuestos teóricos y metodológicos se utilizan? ¿Qué temas se están abordando? Utilizamos conceptos de Fleck y Bourdieu para abordar la producción, la constitución del campo científico y las relaciones entre el colectivo de investigadores. Con el software IRaMuTeQ presentamos una nube de palabras, además de aplicar el análisis factorial de correspondencia que ayuda a visualizar la proximidad y las distancias entre los trabajos presentados en el GT15, contribuyendo así a la identificación de temas comunes. Observamos que los GI’s más presentes, dentro deste universo, son GHEMAT y GHOEM. La mayoría de los trabajos presentados provienen de instituciones de la región sureste, como UNESP y UNIFESP. Finalmente, utilizamos el software Gephi para construir una red de referencias compartidas, destacando la investigación que trata problemas en el campo científico de la Historia de la educación matemática, y sus diálogos con Historia, Filosofía y Sociología. Palabras Clave: Campo científico, Gephi, grupos de investigación, IRaMuTeQ, SIPEM.Um olhar sobre as produções em História da educação matemática no VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ResumoNosso objetivo é analisar os trabalhos apresentados no VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, em particular aqueles pertencentes ao Grupo de Trabalhos número 15 (GT15), intitulado História da educação matemática, realizado em 2018. Pretendemos responder aos seguintes questionamentos: Quais são os grupos de pesquisa (GP’s) presentes no GT15? Quais pressupostos teóricos e metodológicos são mobilizados? Quais as temáticas que estão sendo tratadas? Utilizamos conceitos de Fleck e de Bourdieu para tratar a produção, a constituição do campo científico e as relações entre o coletivo de pesquisadores. Com o software IRaMuTeQ apresentamos uma nuvem de palavras, além de aplicarmos a análise fatorial de correspondência que auxilia na visualização das proximidades e distanciamentos entre os trabalhos apresentados no GT15, contribuindo assim para a identificação de temáticas comuns. Observamos que os GP’s mais presentes, dentro desse universo, são o GHEMAT e o GHOEM. A maioria dos trabalhos apresentados é oriunda de instituições da região sudeste, como UNESP e UNIFESP. Finalmente, utilizamos o software Gephi para construir uma rede de referências compartilhadas, evidenciando as pesquisas que tratam das problemáticas do campo científico da História da educação matemática, e seus diálogos com a História, Filosofia e Sociologia.Palavras-chave: Campo científico, Gephi, grupos de pesquisa, IRaMuTeQ, SIPEM.An Overview at the productions in the History of Mathematics Education at the VII International Research Seminar on Mathematics EducationAbstract The main aim of this paper is to analyse the contributed papers presented at the VII International Research Seminar on Mathematics Education, in 2018, particularly those belonging to Working Group 15 (WG15) entitled History of Mathematics Education. We try to answer the following: Which are the research groups (RGs) present in the GT15? Which are the main theoretical and methodological approaches? What topics are being addressed? We used concepts by Fleck and Bourdieu to address the production and constitution of the scientific field and the relationship between the collective of researchers. Using IRaMuTeQ software we produce a word cloud and also apply a correspondence factor analysis that helps in visualising the proximity and distances among the contributed papers presented in WG15, thus contributing with the identification of common themes. We observed that the most present RGs are GHEMAT and GHOEM. Most presented papers come from institutions from the Southeastern region of Brazil, such as UNESP and UNIFESP. Finally, we use Gephi software in order to create a shared references network, highlighting researches addressing questions in the History of mathematics education scientific field, and its dialogues with History, Philosophy and Sociology. Keywords: Scientific field, Gephi, research groups, IRaMuTeQ, SIPEM.Downloads
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