EXPERIENCIAS DE FORMACIÓN DOCENTE EN CONTEXTOS DE INSERCIÓN E INDUCCIÓN PROFESIONAL EN INSTITUCIONES BRASILEÑAS Y URUGUAYAS
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p122-134.id1001Palabras clave:
Formación docente, Inserción profesional, Experiencias curriculares, Asociación Universidad-Escuela, Práctica profesionalResumen
Este texto parte da experiência de intercâmbio (prática profissional) entre instituições formadoras de professores no Brasil e no Uruguai e visa apresentar elementos para compreender como se caracterizam as práticas de inserção e indução profissional docente compartilhada. Recorremos inicialmente a alguns aportes teóricos para buscar conceituar a inserção profissional e a prática de indução. Baseando-se principalmente nas definições sobre início de carreira e inserção profissional apresentadas por Lima (1999), Vaillant & Marcelo García (2012) e indução profissional a partir das contribuições de Ferreira e Reali (2005), apresentamos experiências realizadas por quatro instituições de formação integrantes diferentes dimensões da prática profissional, articulando cultura, currículo, pesquisa, políticas e demandas pedagógicas. Os resultados nos remetem ao entendimento da colaboração e associação entre a instituição formadora e a escola de Educação Básica e a relação incontornável entre ensino, pesquisa e extensão na medida em que se configuram como poderosas marcas e experiências formativas de iniciação à docência, indução e profissionalização. inserção.Descargas
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09-05-2021
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Tinti, D. da S., & Nakayama, B. C. M. S. (2021). EXPERIENCIAS DE FORMACIÓN DOCENTE EN CONTEXTOS DE INSERCIÓN E INDUCCIÓN PROFESIONAL EN INSTITUCIONES BRASILEÑAS Y URUGUAYAS. PARADIGMA, 42(e2), 122–134. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p122-134.id1001
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Artículos