Reflexões Pedagógicas Insurgentes Sobre Educação Não Escolar e Políticas Sociais em Contexto Socioeducativo e Penitenciário

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1559

Palabras clave:

Educação não escolar., Pedagogia., Contexto., Insurgência.

Resumen

O expediente científico traz como resultado análises sobre a ENE-Educação Não Escolar e o contexto socioeducativo e prisional. O texto apresenta um ensaio crítico fruto de investigações iniciadas no doutorado de ambas as autoras e leituras posteriores sobre as temáticas, as quais exprimem reconhecimento sobre o processo reflexivo da Pedagogia como ciência da educação. Os contextos investigados são reinterpretados à luz das políticas sociais e declaram o exercício da insurgência pedagógica. Diante desses contextos, é a ENE uma possibilidade educacional que amplia as reflexões sobre a Pedagogia e fortalece sua cientificidade e foco na práxis.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suzete Terezinha Orzechowski, Universidade Estadual do Centro Oeste — UNICENTRO

Doutora em Educação – Formação de Professores – PUCPr Docente na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO Grupo Educação, Trabalho e Formação de Professores – Pedagogia Social, formação e prática pedagógica

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual do Centro Oeste — UNICENTRO

Doutora pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Docente na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO GETFOP - Grupo de Educação, Trabalho e Formação de Professores - Pedagogia social, formação e prática pedagógica

Citas

AGUIAR, M.A., da S.; BRZEZINSKI, I.; FREITAS, H.C.L.; SILVA, M.S.P.;. PINO, I.R. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação Educação & Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 819-842, out. 2006 819 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ es/a/sckL7kBHbJtY3VnqMNTFVQf/abstract/?lang=pt Acesso em: 12 abr. 2023.

BEILlEROT, J. A sociedade pedagógica. Porto: Rés Editora, 1985.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRASIL. Lei n.º 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Lex: Coleção de Leis do Brasil, Brasília, v. 5, p. 68, set, 3.trim. 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em: 10 jan. 2013.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília–DF: Senado Federal, 1990.

BRASIL. CNE. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n.º 3/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, homologado MEC em 21 de fevereiro de 2006. Brasília: CNE, 2006.

BRASIL. Lei n.º 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm. Acesso em: 20 nov. 2023.

BRASIL. Secretaria Nacional de Políticas Penais. Senappen. Sistema Nacional de Informações Penais. 14º CICLO - PERÍODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2023

SISDEPEN. Brasília, 2023.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Levantamento Nacional de dados do SINASE - 2023. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 2023.

CECCON, C.; OLIVEIRA, M.D. de.; OLIVEIRA, R.D. A vida na escola e a escola da vida.18ªed. Rio de Janeiro: Vozes, 1982.

CEDCA/PR-CÂMARA SETORIAL PERMANENTE DE GARANTIA DE DIREITOS. Disponível em: https://www.cedca.pr.gov.br/sites/cedca/arquivos_restritos/files/ documento/2023-08/relato_da_camara_garantias_julho_ok_ok_0.pdf Acesso em: 25 jan.de 2024.

FRANCO, MAS.; MOTA, GC.; SILVA, LG. Pedagogia crítica: por uma epistemologia crítica e insurgente. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 73–96, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25478. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index. php/educereeteducare/article/view/25478. Acesso em: 10 mar. 2024.

MOREIRA, J. da S.; FRANCO, M.; AS. Possibilidades emancipatórias e insurgentes da Pedagogia Crítica: dialogando com Maria Amélia Santoro Franco. Revista Olhar de Professor, v.26, Ponta Grossa, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor Acesso em: 12 out. 2023.

FRANCO. MAS. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, PA. importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

FREIRE, PA. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOHN, M.G. Movimentos sociais e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

GOHN, M.G. Educação não-formal e cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

GOHN, M.G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

KOSIK, K. Dialético do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MACHADO, E. R. A constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2010.

MARX, K. A questão judaica. 2ª ed., São Paulo, Moraes, 1991.

MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2006.

OLIVEIRA, RHD. de; FIGUEIREDO, IMZ. A gestão da política de socio educação no Estado do Paraná: repercussões no período de 2007 a 2015. Jornal de Políticas Educacionais, Vol.13, Seção Artigos e63693, ago/.2019 Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/jpe/v13/1981-1969-jpe-13-e63693.pdf Acesso em: 12 de junho de 2023.

PEREIRA, P.A . A questão social e as transformações das políticas sociais: respostas do Estado e da sociedade civil. Texto da Palestra proferida em 20 de julho de 1998 no Painel de abertura do IX Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em Goiânia–GO, no período de 20 a 24 de julho de 1998. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12852/11225 Acesso em: 22 de outubro de 2023.

PEREIRA, AMR. A construção do Projeto de Vida para os adolescentes em privação de liberdade: uma proposição para a socioeducação no Distrito Federal. 2022. 214 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.

RODRIGUES, V.E.R.; OLIVEIRA, R.;QUADROS, S.F. de. Educação prisional e ressocialização: Apontamentos Conceituais. Imagens da Educação, [s.l.] v. 9, n. 3, p. 66-78, Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/44354 Acesso em 19 dez. 2019.

SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. 4ª. Ed. Revisada. Campinas: Autores Associados, 2002.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2013.

SEVERO, J.L.R.L. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional, 2015. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

SEVERO, J.L.R.L. O trabalho pedagógico na perspectiva de pedagogas/os que atuam na educação não escolar. Revista Acta Scientiarum, Maringá. v. 4, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/48662. Acesso em: 27 mar. 2023.

STRECK, D.R.; MORETTI, C.Z. Colonialidade e insurgência: contribuições para uma pedagogia latino-americana. Revista Lusófona de Educação, n. 24, p. 35-52, 2013. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4176/2864. Acesso em: 22 mar. 2023.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. 1990. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/ 0008/000862/086291por. pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

UNESCO; MEC. VI Confintea. Marco de Ação de Belém. Brasília: UNESCO, 2010a. Disponível http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/INSTITUTES/UIL/ confintea/pdf/working_documents/Belem%20Frame work_Final_ptg.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

Publicado

30-09-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 26     PDF (Português (Brasil)) downloads: 117

Cómo citar

Orzechowski, S. T., & Rodrigues, V. E. R. (2024). Reflexões Pedagógicas Insurgentes Sobre Educação Não Escolar e Políticas Sociais em Contexto Socioeducativo e Penitenciário . PARADIGMA, 45(1), e2024014. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1559