Reflexões Pedagógicas Insurgentes Sobre Educação Não Escolar e Políticas Sociais em Contexto Socioeducativo e Penitenciário

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1559

Palabras clave:

Educação não escolar., Pedagogia., Contexto., Insurgência.

Resumen

O expediente científico traz como resultado análises sobre a ENE-Educação Não Escolar e o contexto socioeducativo e prisional. O texto apresenta um ensaio crítico fruto de investigações iniciadas no doutorado de ambas as autoras e leituras posteriores sobre as temáticas, as quais exprimem reconhecimento sobre o processo reflexivo da Pedagogia como ciência da educação. Os contextos investigados são reinterpretados à luz das políticas sociais e declaram o exercício da insurgência pedagógica. Diante desses contextos, é a ENE uma possibilidade educacional que amplia as reflexões sobre a Pedagogia e fortalece sua cientificidade e foco na práxis.  

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Biografía del autor/a

Suzete Terezinha Orzechowski, Universidade Estadual do Centro Oeste — UNICENTRO

Doutora em Educação – Formação de Professores – PUCPr Docente na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO Grupo Educação, Trabalho e Formação de Professores – Pedagogia Social, formação e prática pedagógica

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual do Centro Oeste — UNICENTRO

Doutora pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Docente na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO GETFOP - Grupo de Educação, Trabalho e Formação de Professores - Pedagogia social, formação e prática pedagógica

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Orzechowski, S. T., & Rodrigues, V. E. R. (2024). Reflexões Pedagógicas Insurgentes Sobre Educação Não Escolar e Políticas Sociais em Contexto Socioeducativo e Penitenciário . PARADIGMA, 45(1), e2024014. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1559