O espaço da Pedagogia nos cursos de Pedagogia das IESs públicas do estado do Paraná

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024020.id1565

Palabras clave:

Pedagogia, Curso de Pedagogia, Diretrizes Curriculares, Educação Superior, Estado do Paraná

Resumen

Este trabalho discute o espaço conferido à Pedagogia nos cursos de Pedagogia, analisando se os aspectos epistemológicos, a história do curso e a profissão estão contemplados nos seus respectivos componentes curriculares. A pesquisa se insere no campo dos estudos curriculares críticos, os quais concebem o currículo como síntese de múltiplas determinações e instrumento político de disputas sociais. Com base na pesquisa crítico-dialética, situam-se as diferentes proposições para o curso de Pedagogia e analisam-se 22 Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) ou Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) de cursos ofertados presencialmente pelas Instituições de Educação Superior públicas (IESs) do estado do Paraná, Brasil. Os resultados apontam que o vocábulo Pedagogia está associado à ciência, ao conhecimento pedagógico, à relação entre teoria e prática e ao trabalho pedagógico. Na matriz curricular, há disciplinas que perpassam a discussão sobre a Pedagogia como ciência, história do curso ou profissão. O espaço disciplinar destinado à Pedagogia pode se configurar como uma ação propositiva para elevar cientificamente o debate em relação ao fenômeno educativo, ao trabalho pedagógico e a valorização dos profissionais da educação, sejam em espaços escolares e não escolares.

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Biografía del autor/a

Ângela Maria Silveira Portelinha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Pedagogia – Universidade do Planalto CatarinenseMestrado em Educação – Universidade do Contestado/Universidade Estadual de CampinasDoutorado em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do SulProfessora Associada – Universidade Estadual do Oeste do ParanáGrupo de Pesquisa “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” – Gesfort

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Pedagogia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ CascavelMestrado em Educação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ CascavelDoutorado em Geografia - Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Francisco BeltrãoProfessora Adjunta – Universidade Estadual do Oeste do ParanáGrupo de Pesquisa “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” – GesfortGrupo de Pesquisa Representações, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas

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Publicado

30-09-2024

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Portelinha, Ângela M. S., & Sbardelotto, V. S. (2024). O espaço da Pedagogia nos cursos de Pedagogia das IESs públicas do estado do Paraná . PARADIGMA, 45(1), e2024020. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024020.id1565