Crenças e concepções mobilizadas por licenciandos em Matemática, no Estágio Supervisionado, ao se relacionarem com um material curricular integrador
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025010.id1600Palabras clave:
Integração Curricular, Relação Professor-Materiais Curriculares, Crenças, ConcepçõesResumen
Apresentamos um estudo que objetivou discutir as crenças e concepções mobilizadas por licenciandos, no Estágio Supervisionado, ao se relacionarem com um material curricular integrador de Matemática. Os dados foram produzidos a partir de um grupo focal e de questionário, com foco nas crenças e concepções mobilizadas em relação à integração curricular e ao trabalho com projetos, e no conhecimento da Matemática incorporada ao Manual do Professor do material Práticas na Escola. Como resultados, os licenciandos consideram a abordagem da Matemática menos detalhada, sendo relacionada a questões dos contextos de vida dos estudantes e do meio em que vivem, evidenciando a necessidade do apoio do material convencional para a aprendizagem de determinado conteúdo. Também evidenciam ter elaborado uma visão mais crítica para as orientações e encaminhamentos incorporados no Manual. Eles destacam o detalhamento de cada etapa a ser desenvolvida, permitindo uma compreensão de como se dá as práticas de ensino. Ao ler, interpretar e discutir o material, puderam conhecer outra abordagem para o ensino de Matemática, contribuindo com conhecimentos quanto ao trabalho com projetos integradores.Descargas
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