Crenças e concepções mobilizadas por licenciandos em Matemática, no Estágio Supervisionado, ao se relacionarem com um material curricular integrador

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025010.id1600

Palabras clave:

Integração Curricular, Relação Professor-Materiais Curriculares, Crenças, Concepções

Resumen

Apresentamos um estudo que objetivou discutir as crenças e concepções mobilizadas por licenciandos, no Estágio Supervisionado, ao se relacionarem com um material curricular integrador de Matemática. Os dados foram produzidos a partir de um grupo focal e de questionário, com foco nas crenças e concepções mobilizadas em relação à integração curricular e ao trabalho com projetos, e no conhecimento da Matemática incorporada ao Manual do Professor do material Práticas na Escola. Como resultados, os licenciandos consideram a abordagem da Matemática menos detalhada, sendo relacionada a questões dos contextos de vida dos estudantes e do meio em que vivem, evidenciando a necessidade do apoio do material convencional para a aprendizagem de determinado conteúdo. Também evidenciam ter elaborado uma visão mais crítica para as orientações e encaminhamentos incorporados no Manual. Eles destacam o detalhamento de cada etapa a ser desenvolvida, permitindo uma compreensão de como se dá as práticas de ensino. Ao ler, interpretar e discutir o material, puderam conhecer outra abordagem para o ensino de Matemática, contribuindo com conhecimentos quanto ao trabalho com projetos integradores.

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Biografía del autor/a

Raíssa Caroline de Oliveira Soares, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professora da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Claro dos Poções, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Rui Braga, s/n – Prédio 2 – Sala 23, Vila Mauricéia, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, CEP: 39401-089.

Gilberto Januario, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Quatro, 786 – Sala 367 – ICEB III, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, CEP: 35400-000.

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Publicado

20-01-2025

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Cómo citar

Soares, R. C. de O., & Januario, G. (2025). Crenças e concepções mobilizadas por licenciandos em Matemática, no Estágio Supervisionado, ao se relacionarem com um material curricular integrador. PARADIGMA, 46(1), e2025010. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025010.id1600

Número

Sección

Artículos