Oficina de produção dos vídeos digitais matemáticos: uma experiência com alunos do ensino médio

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025011.id1601

Palabras clave:

Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Produção de Vídeos

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar etapas de uma proposta de oficinas para a produção de vídeos digitais para alunos do Ensino Médio, com vistas no ensino e na aprendizagem da Matemática e à participação no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Trata-se de uma investigação qualitativa, com a proposta de ensino baseada na abordagem Experimental-Com-Tecnologias, foram realizadas oficinas de produção de vídeos divididas em noves encontros. Os resultados indicam que, os vídeos digitais cada vez mais, têm adentrados nas salas de aulas contribuindo para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Isso por que, eles possibilitam que o professores, alunos, pais, amigos e diferentes mídias sejam os protagonistas na construção dos seus conhecimentos, de forma crítica, colaborativa e criativa. Além disso, a produção de vídeos digitais como uma metodologia de ensino pode possibilitar uma leitura crítica do mundo, desenvolvendo as competências e as habilidades para pensar, compreender e registrar o mundo também na linguagem matemática. Assim, oficinas, festivais e grupos de pesquisa podem propiciar uma efetivação do tão falado, mas pouco praticado, trinômio Extensão-Ensino-Pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosicácia Florêncio Costa, Secretária de Educação do Estado do Mato Grosso

Doutora em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Educação Básica da Secretária de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC). Juara-MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rua, Costa Rica, número 314N, Jardim América, Mato Grosso, Brasil, CEP: 78575-000.

Marcelo de Carvalho Borba, UNESP

Doutor em Educação Matemática, Cornell University. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Unesp, Rio Claro, SP. Endereço para correspondência: Depto de Matemática, Unesp, AV 24A, 1515, 13506-900 Rio Claro, Sâo Paulo, Brasil.

Citas

BORBA, M. C. The future of mathematics education since COVID-19:

humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educ Stud Math, [s. l.], abr. 2021.

Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2. Acesso em: 01 mar. 2021.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Visualization and Experimentation. New York, USA: Springer Science Business Media. 2005. 229 p. ISBN: 0-387-24263-5.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2020. 160 p. ISBN: ‎ 978-85-51306-72-7.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das Tecnologias Digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. 141 p. ISBN: 978-65-59281-36-7.

COSTA, R. F. Aprendizagem da Matemática com cartoons: qual o papel das tecnologias digitais? (2017) 172f. Dissertação (Dissertação de mestrado do programa de pós-Graduação Stricto Sensu em ensino de Ciências e Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra dos Bugre, 2017.

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

NEVES, L. X. Intersemioses em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática da UAB. Orientador: Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba. 2020. 304 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, SP, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191601.

NEVES, L. X.; BORBA, M. C.. Vídeos em Educação Matemática sob a luz da Sistêmico Funcional? Análise do Discurso Multimodal. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 16, p. 159-178, 2020.

SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um Curso de Educação Matemática a Distância Online. 279f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro - SP, 2013.

Publicado

20-01-2025

Métricas


Visualizações do artigo: 16     PDF (Português (Brasil)) downloads: 6

Cómo citar

Costa, R. F., & Borba, M. de C. (2025). Oficina de produção dos vídeos digitais matemáticos: uma experiência com alunos do ensino médio. PARADIGMA, 46(1), e2025011. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025011.id1601

Número

Sección

Artículos