Oficina de produção dos vídeos digitais matemáticos: uma experiência com alunos do ensino médio
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025011.id1601Palabras clave:
Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Produção de VídeosResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar etapas de uma proposta de oficinas para a produção de vídeos digitais para alunos do Ensino Médio, com vistas no ensino e na aprendizagem da Matemática e à participação no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Trata-se de uma investigação qualitativa, com a proposta de ensino baseada na abordagem Experimental-Com-Tecnologias, foram realizadas oficinas de produção de vídeos divididas em noves encontros. Os resultados indicam que, os vídeos digitais cada vez mais, têm adentrados nas salas de aulas contribuindo para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Isso por que, eles possibilitam que o professores, alunos, pais, amigos e diferentes mídias sejam os protagonistas na construção dos seus conhecimentos, de forma crítica, colaborativa e criativa. Além disso, a produção de vídeos digitais como uma metodologia de ensino pode possibilitar uma leitura crítica do mundo, desenvolvendo as competências e as habilidades para pensar, compreender e registrar o mundo também na linguagem matemática. Assim, oficinas, festivais e grupos de pesquisa podem propiciar uma efetivação do tão falado, mas pouco praticado, trinômio Extensão-Ensino-Pesquisa.Descargas
Citas
BORBA, M. C. The future of mathematics education since COVID-19:
humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educ Stud Math, [s. l.], abr. 2021.
Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2. Acesso em: 01 mar. 2021.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Visualization and Experimentation. New York, USA: Springer Science Business Media. 2005. 229 p. ISBN: 0-387-24263-5.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2020. 160 p. ISBN: 978-85-51306-72-7.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das Tecnologias Digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. 141 p. ISBN: 978-65-59281-36-7.
COSTA, R. F. Aprendizagem da Matemática com cartoons: qual o papel das tecnologias digitais? (2017) 172f. Dissertação (Dissertação de mestrado do programa de pós-Graduação Stricto Sensu em ensino de Ciências e Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra dos Bugre, 2017.
DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
NEVES, L. X. Intersemioses em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática da UAB. Orientador: Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba. 2020. 304 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, SP, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191601.
NEVES, L. X.; BORBA, M. C.. Vídeos em Educação Matemática sob a luz da Sistêmico Funcional? Análise do Discurso Multimodal. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 16, p. 159-178, 2020.
SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um Curso de Educação Matemática a Distância Online. 279f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro - SP, 2013.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 16 PDF (Português (Brasil)) downloads: 6
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Rosicácia Florêncio Costa, Marcelo de Carvalho Borba

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.