Interações entre futuros professores de matemática: ideias emergentes sobre um MCEO com GeoGebra

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025021.id1611

Palabras clave:

Materiais Curriculares Educativos Online, Futuros Professores, Geometria

Resumen

Materiais Curriculares Educativos Online são recursos para a formação inicial ou contínua de professores. Foram utilizados durante dois anos, com quatro turmas diferentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Trata-se de uma intervenção pedagógica que busca divulgar esses materiais e analisar as interações que propiciam. Mediante análise semântica, as ideias dos licenciandos foram agrupadas em seis temáticas: interativo, conteúdo, abordagem, compreensão, GeoGebra e interessante. Os futuros docentes demonstraram interesse em utilizar os Materiais Curriculares Educativos Online. Os graduandos das três primeiras turmas concordaram que um material tão construtivo não seria um bom recurso para aula. Todavia, a análise da quarta turma evidenciou uma resposta diferente das anteriores. Conclui-se que as reflexões são temporais e podem sofrer influências do momento formativo do sujeito. Importa continuar implementando esses materiais para refletir com os futuros professores sobre possíveis caminhos inovadores para sua atuação.

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Biografía del autor/a

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona (Espanha). Pós-doutor em Educação Matemática pela Universidade do Estado de Nova Jersey (EUA), pela Universidade de Turin (Itália) e pela Universidade Claude Bernard (França). Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil). Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão jul./2019-jul./2022). Temas de pesquisa: Interações em ambientes virtuais; Tecnologias e formação de professores; Aprendizagem matemática em dispositivos móveis com toques em tela; Inovações curriculares em geometria. Endereço para correspondência: Instituto de Educação, DTPE. Rodovia BR465 km7 Seropédica, RJ. CEP: 23890-000.

Vívia de Souza Marins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestranda no PPGMMC pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil. Endereço para correspondência: ICE/DEMAT. Rodovia BR465 km7 Seropédica, RJ. CEP: 23890-000.

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Publicado

20-01-2025

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Cómo citar

Bairral, M. A., & Marins, V. de S. (2025). Interações entre futuros professores de matemática: ideias emergentes sobre um MCEO com GeoGebra. PARADIGMA, 46(1), e2025021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025021.id1611

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Sección

Artículos