Representações sociais dos docentes do curso de ciências biológicas da UFCG sobre as tecnologias digitais
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025025.id1618Palabras clave:
Representações Sociais, TDIC, Educação SuperiorResumen
Resumo O estudo investigou as representações sociais de docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertado em três campi da Universidade Federal de Campina Grande sobre tecnologias digitais na educação superior. A pesquisa, com base na Teoria das Representações Sociais, buscou analisar como se constituem as representações sociais sobre tecnologias digitais para esses docentes. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de natureza básica. O levantamento das informações se deu através de questionário e entrevista semiestruturada e para a análise dos dados a Espiral de Contextualização de Arruda (2005). Os resultados indicaram que as representações sociais se concentram em três dimensões: dispositivos e ferramentas, ensino a distância e a tecnologia como recurso didático. Embora os docentes reconheçam as limitações e o potencial das tecnologias, suas representações são influenciadas por suas experiências e formações, revelando uma visão mais tradicional de uso, com foco em ferramentas básicas como aplicativos de mensagens e ferramentas do Google. A pesquisa destaca a necessidade de aprofundar a compreensão dos docentes sobre as tecnologias digitais e suas possibilidades pedagógicas, além de promover a formação continuada para que possam integrar essas ferramentas de forma mais significativa em suas práticas.Descargas
Citas
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