Representações sociais dos docentes do curso de ciências biológicas da UFCG sobre as tecnologias digitais

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025025.id1618

Palabras clave:

Representações Sociais, TDIC, Educação Superior

Resumen

Resumo O estudo investigou as representações sociais de docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertado em três campi da Universidade Federal de Campina Grande sobre tecnologias digitais na educação superior. A pesquisa, com base na Teoria das Representações Sociais, buscou analisar como se constituem as representações sociais sobre tecnologias digitais para esses docentes. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de natureza básica. O levantamento das informações se deu através de questionário e entrevista semiestruturada e para a análise dos dados a Espiral de Contextualização de Arruda (2005). Os resultados indicaram que as representações sociais se concentram em três dimensões: dispositivos e ferramentas, ensino a distância e a tecnologia como recurso didático. Embora os docentes reconheçam as limitações e o potencial das tecnologias, suas representações são influenciadas por suas experiências e formações, revelando uma visão mais tradicional de uso, com foco em ferramentas básicas como aplicativos de mensagens e ferramentas do Google. A pesquisa destaca a necessidade de aprofundar a compreensão dos docentes sobre as tecnologias digitais e suas possibilidades pedagógicas, além de promover a formação continuada para que possam integrar essas ferramentas de forma mais significativa em suas práticas.

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Biografía del autor/a

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação (UFRN). Professora titular (UFRN). UFRN - Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais, Campus Universitário. CEP: 59078-970 – Natal, RN, Brasil.

Flávia Albuquerque Gomes, ersidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Ciências Biológicas (UESC). Mestranda em Educação (UFRN). UFCG - Olho D’Água da Bica, Acesso Professora Maria Anita Furtado Coelho, Centro. CEP: 58175000 - Cuité, PB, Brasil.

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Publicado

20-01-2025

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Cómo citar

Andrade, E. dos R. G., & Gomes, F. A. (2025). Representações sociais dos docentes do curso de ciências biológicas da UFCG sobre as tecnologias digitais. PARADIGMA, 46(1), e2025025. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025025.id1618

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