Representações socias de psicólogos no ensino superior
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025026.id1619Palabras clave:
Psicólogo, Ensino Superior, Representações SociaisResumen
Este trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de doutorado, em andamento, que tem por objetivo compreender as representações sociais dos psicólogos que atuam nos serviços de atendimento/apoio aos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Observamos que com a expansão das instituições de ensino superior públicas, houve também uma diversificação do público que chega ao ensino superior e das suas necesidades. Dessa forma, entender a prática profissional dos psicólogos desses núcleos a luz da Teoria das Representações Sociais permite compreender a atuação profissional, no sentido do seu fazer enquanto partícipe do processo ensino-aprendizagem e no seu fazer social, no auge dos 60 anos de existência da profissão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou na entrevista a abordagem descritiva e clínico-interpretativa por tomar a escuta como singular. Os dados empíricos foram recolhidos por entrevista semiestruturada, e foram analisados à luz da Teoria das Representações Sociais através da abordagem da Espiral de Contextualização de Arruda (2005). Desta forma, identificamos sinais representacionais do grupo quanto a escuta clínica no que concerne ao foco da atuação.Descargas
Citas
ARRUDA, Angela. Despertando do pesadelo: a interpretação. In: PRADO, Clarilza de Sousa; et al. Angela Arruda e as representações sociais: estudos selecionados. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. p. 116-145.
ARRUDA, A. Pesquisa em representações sociais: A produção em 2003. In: MENIN, M. S. S.; SHIMIZU, A. M. (orgs.). Experiência e representação social: Questões teóricas e metodológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 59-92.
ARRUDA, Ángela; ALBA, Martha de. Espacios imaginarios y representaciones sociales: aportes desde Latinoamérica. Espacios imaginarios y representaciones sociales, p. 1-412, 2007.
BARRA NOVA, T. de B.; MACHADO, L. B. O processo de objetivação nas representações sociais de escola para crianças. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, (38), p. 93-106, 2014. Recuperado de: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/746.
COIMBRA, C. M. B. Práticas "psi" no Brasil do "milagre": algumas de suas produções. In: JACÓ-VILELA, A. M.; JABUR, F.; RODRIGUES, H. B. C. (orgs.). Clio-psyché: histórias da psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ/NAPE, 1999. p. 75-91.
CONSELHO FEDERAL DO PSICOLOGIA. Referências técnicas para prática de psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS. Brasilia: CFP, 2012.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Seis décadas da Psicologia como profissão regulamentada no Brasil. Diálogos, v. 18, n. 13, 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/11/revista-dialogos-60anos-1801.pdf. Acesso em: 25 nov. 2024.
DIAS, D.; SOARES, D.; MARINHO-ARAÚJO, C.; ALMEIDA, L. S. O que se "ensina" no Ensino Superior: avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes. Meta Avaliação, v. 10, n. 29, p. 318-337, 2018.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 2001. p. 17- 44.
MARINHO-ARAUJO, C. M. Psicologia Escolar na educação superior: novos cenários de intervenção e pesquisa. In: MARINHO-ARAUJO, C. M. (org.). Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática. Campinas: Alínea, 2009. p. 155-202.
MARINHO-ARAUJO, C. M. Inovações em Psicologia Escolar: o contexto da educação superior. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 33, n. 2, p. 199-211, abr. 2016.
MELO, K. C. Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Processos Institucionais) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais, 2017.
MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução Pedrinho A. Guareschi. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
MOURA, F. R. de; FACCI, M. G. D. A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 503-514, set. 2016.
NÓBREGA, Danielle Oliveira da. Representações sociais de psicólogo: imagens em movimento na formação profissional. 2017. 441 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
NÓBREGA, Danielle Oliveira da; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão. Imagens em movimento na formação profissional: representações sociais sobre o psicólogo. 2. ed. Curitiba: Editora CRV, 2020.
NÓBREGA, Sheva Maia. Sobre a teoria das representações sociais. In: MOREIRA, Antônia Silva Paredes (org.). Representações sociais: teoria e prática. João Pessoa, PB: Editora Universitária/Autor Associado, 2001. p. 55-87.
PEREIRA, F. M.; PEREIRA NETO, A. O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização. Psicologia em Estudo, v. 8, n. 2, p. 19-27, jul. 2003.
SILVA, Telma Elita da. Acesso e permanência na educação superior: representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN que mudaram de curso. 2021. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
WAGNER, Wolfgang. Sócio-gênese e características das representações sociais. In: PAREDES MOREIRA, Antonia Silva; OLIVEIRA, Denize Cristina de (orgs.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998. p. 3-25.
UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Relatório da Comissão de Saúde Mental da UFRN. Natal (RN): UFRN, 2020.
YAMAMOTO, O. H.; OLIVEIRA, I. F. Política social e psicologia: uma trajetória de 25 anos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, spe, p. 9-24, 2010. DOI: 10.1590/S0102-37722010000500002.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 31 PDF (Português (Brasil)) downloads: 23
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Kesia Cristine Melo, Erika dos Reis Gusmão Andrade, Samia Magaly Lima de Medeiros Soares

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.