Representações socias de psicólogos no ensino superior

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025026.id1619

Palabras clave:

Psicólogo, Ensino Superior, Representações Sociais

Resumen

Este trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de doutorado, em andamento, que tem por objetivo compreender as representações sociais dos psicólogos que atuam nos serviços de atendimento/apoio aos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Observamos que com a expansão das instituições de ensino superior públicas, houve também uma diversificação do público que chega ao ensino superior e das suas necesidades. Dessa forma, entender a prática profissional dos psicólogos desses núcleos a luz da Teoria das Representações Sociais permite compreender a atuação profissional, no sentido do seu fazer enquanto partícipe do processo ensino-aprendizagem e no seu fazer social, no auge dos 60 anos de existência da profissão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou na entrevista a abordagem descritiva e clínico-interpretativa por tomar a escuta como singular. Os dados empíricos foram recolhidos por entrevista semiestruturada, e foram analisados à luz da Teoria das Representações Sociais através da abordagem da Espiral de Contextualização de Arruda (2005). Desta forma, identificamos sinais representacionais do grupo quanto a escuta clínica no que concerne ao foco da atuação.

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Biografía del autor/a

Kesia Cristine Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte  - UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo da UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Samia Magaly Lima de Medeiros Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

20-01-2025

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Cómo citar

Melo, K. C., Andrade, E. dos R. G., & Soares, S. M. L. de M. (2025). Representações socias de psicólogos no ensino superior. PARADIGMA, 46(1), e2025026. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025026.id1619

Número

Sección

Artículos