Tarefas para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral: uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025029.id1637Palabras clave:
Cálculo Diferencial e Integral, Tarefas matemáticas, Dimensão Emocional, Formação de ProfessoresResumen
Este artigo apresenta uma revisão sistemática das teses e dissertações brasileiras que usam tarefas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). O objetivo é identificar e analisar as contribuições dessas pesquisas, com foco na origem, palavras-chave, objetivos e conteúdos abordados, além de identificar lacunas para estudos futuros. O mapeamento foi feito nas bases BDTD e Catálogo de teses e Dissertações da CAPES. O corpus de análise totalizou 38 trabalhos. Os dados foram analisados usando a Análise de Conteúdo de Bardin. A análise revelou que a maioria dos estudos é realizada em instituições das regiões Sul e Sudeste; lacunas significativas na dimensão emocional e na formação de professores no ensino de Cálculo e; que as derivadas foram o tema mais estudado, enquanto os limites surgiram como uma preocupação devido às dificuldades dos alunos. As sugestões de pesquisa apontam direções promissoras para futuras investigações.Descargas
Citas
ALVES, AFS Um estudo das atividades propostas em um curso de licenciatura em matemática, na disciplina de introdução ao cálculo diferencial e integral, na modalidade a distância. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
ANDRADE, A A Os registros de representação semiótica na aprendizagem de limites de funções reais. 2021.239f. Tese (Doutorado) - Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo 2021.
ARAÚJO, MMA A construção do conceito de limite através da resolução de problemas. 2020. 146f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BERTOLAZI, KS Proposta Didático-Pedagógica para a Formação Docente em Matemática: Investigações de Noções Conceituais de Cálculo Diferencial e Integral com Adoção do Vê Epistemológico de Gowin. 2017. 480 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
BEZERRA, NJF A Organização do Ensino de Cálculo Diferencial e Integral na Perspectiva da Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais De Galperin. 2016. 262 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Cuiabá, 2016.
BICALHO, DC O contexto digital como ambiente de aprendizagem de cálculo diferencial e integral. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
BORTOLETTO, D Análise da Produção Escrita em provas de Cálculo Diferencial e Integral I. 2021. 77f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.
BOYER, C. História da matemática / Carl B. Boyer, Uta C. Merzbach. Tradução de Helena Castro. São Paulo: Blucher, 2012.
BRITO, C. Estudo do centro de massa em cálculo diferencial e integral: uma abordagem didática envolvendo recursos tecnológicos. 2019. 614 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) ‒ Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2019.
BRUNO, LMJ Modelos e simulações voltados para a relação entre o Cálculo Diferencial e Integral e a Dinâmica em cursos superiores. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
CARDOSO, DT. Resolução de Problemas e o Software Geogebra no Ensino e Aprendizagem de Otimização de Funções. 2018. 155 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2018.
CHACÓN, IMG. Os afetos na aprendizagem matemática. Porto Alegre: Artmed, 2003.
COUY, L Pensamento Visual no Estudo da Variação de Funções. 2008. 162f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
DA ROCHA, FVC A Utilização do Geogebra no Estudo dos Conceitos de Limite, Derivada e Integral Definida. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, 2019.
DE PAULA, MR O diálogo entre o cálculo e a energia: um modelo de ensino para o professor. 2020. 91 f. Tese (doutorado em Engenharia Mecânica) –Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2020.
DE SOUZA, CR Uma abordagem do ensino de cálculo, incentivando o desenvolvimento de estilos de aprendizagem e proporcionando o entendimento das técnicas de integração. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, cidade, 2013.
DENARDI, VB Contribuições das Representações Semióticas para Compreensão de Conceitos Fundamentais Para o Cálculo. 2019. 285 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Franciscana – UFN, cidade, 2019.
REIS, HCA O emprego do software Maple como ferramenta educacional de ensino-aprendizagem de cálculo diferencial e integral por meio do ensino híbrido, formato flex. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2022.
SANTOS, MBS Um olhar para o conceito de limite: constituição, apresentação e percepção de professores e alunos sobre o seu ensino e aprendizado. 2013. 388 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
ECO, U. Como se faz uma tese. Tradução Gilson Cesar Cardoso de Souza. 21. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
EVES, H. An Introduction to the History of Mathematics. 5 ed. Filadélfia: Saunders College Pub, 2004.
FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; DE BURIASCO, Regina Luzia Corio. MATH TASKS INSTRUCTIONS BASED ON THE REALISTIC MATHEMATICS EDUCATION PERSPECTIVE. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 29, n. 52, p. 452–472, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a02
FONSECA, MOS Proposta de tarefas para um estudo inicial de derivadas. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
FONT, Vicenç. PROBLEMAS EN UN CONTEXTO COTIDIANO. Cuadernos de Pedagogía, x p. 59–91, 2006.
FONT, Vicenç.; RAMOS, Jorge Ramos; GUSMÃO, Tania C. R. S. (RE)DESENHO DE TAREFAS PARA ARTICULAR CONHECIMENTOS INTRA E EXTRAMATEMÁTICOS DO PROFESSOR. In: Colóquio Nacional e Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 12. e 5., 2017, Vitória da Conquista. Anais [...]. n. 2175–5493, 2017.
FONTES, LS As metodologias ativas de aprendizagem e sua contribuição para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. 2021. 172 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
FURLANI, C O uso de Conceitos Vetoriais em Geometria Analítica no Ensino Médio com o Auxílio do Geogebra. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
GODINO, J D; BATANERO, C; FONT, V. Um enfoque onto-semiótico do conhecimento e a instrução matemática. Acta Scientiae, v. 10, n. 2, p. 7-37, 2008.
GONÇALVES, WJ Raciocínio covariacional em aulas de cálculo diferencial e integral: possibilidades de desenvolvimento a partir do uso de tarefas. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
GRANDE, AL Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino. 2013. 324 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva; FONT, Vicenç. Ciclo de estudo e desenho de tarefas. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 666–697, 9 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p666-697
KITCHENHAM, B Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele University, Keele, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228756057. Acesso em: 21 set. 2024.
LADEIRA, AR Uma proposta de atividades didáticas com tópicos de matemática básica preparatórios para o estudo de Cálculo universitário. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
LOPES, VR Aprendizagem em um ambiente construcionista: explorando conhecimentos de Cálculo I em espaços virtuais. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Gande, 2015.
MAÇÃO, DP Uma proposta de ensino para o conceito de derivada. 2014. 166F. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2014.
TIAGO, MC O Conhecimento Matemático de Angolanos Ingressantes nos Cursos de Engenharia: Intervenção Pedagógica com Base na Teoria Histórico-Cultural. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2015.
NEUMAN, WL. Social research methods: Qualitative and quantitative approaches. Boston: Pearson, 2013.
OLIVEIRA, T. A. L. de et al. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3 (Edição Especial): p. 1-13, 2018. DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813101-13
SILVA, Otto Henrique Martins da. A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DO USO DA VISUALIZAÇÃO GRÁFICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. In: Congresso Humanitas: Educação, 1., 2018, Curitiba. Anais [...]. Curitiba (PR): PUCPR, 2018. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/119040-a-contribuicao-pedagogica-do-uso-da-visualizacao-grafica-no-ensino-e-na-aprendizagem-do-calculo-diferencial-e-int . Acesso em: 26 jun. 2024
PEREIRA, GMR Cálculo diferencial e integral no curso de Agronomia: uma perspectiva de trabalho de projetos com modelagem matemática e tecnologias digitais de informação e comunicação. 2019. 311 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2473
PONTE, JP. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 13-27.
RAMOS, NS Sequências numéricas como desencadeadoras do conceito de convergência: episódios de resolução de tarefas. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
ROCHA, MM Releitura do Processo de Aprendizagem de Estudantes Repetentes de Cálculo I. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
SILVA. LE. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.6, p. 51-61, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1325 Acesso em: 21 set. 2024.
SILVA, RT Atividades para o estudo de integrais em um ambiente de ensino híbrido. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
SODRÉ, Renaldo; LAUDARES, João Bosco; FURLETTI, Saulo. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL CONTEXTUALIZADOS NA ENGENHARIA CIVIL. Abakós, v. 11, n. 2, p. 67-90, 13 nov. 2023.
SOUSA NETO, FME Aplicação de regras na aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral: um enfoque na filosofia de Wittgenstein. 2019. 159 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Belém, 2019.
SOUZA, DV O Ensino de Noções de Cálculo Diferencial e Integral por Meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2016.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 150 PDF (Português (Brasil)) downloads: 72
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Daniele dos Santos Silva, Tania Cristina Rocha Silva Gusmão, Galvina Maria de Souza, Janice Cassia Lando

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.