Estudiantes de los primeros años escolares en tareas matemáticas desde la perspectiva de la Enseñanza Híbrida
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p353-382.id913Palabras clave:
Educação Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino HíbridoResumen
Nesse artigo, temos por objetivo trazer resultados de uma pesquisa que investigou o ambiente educacional de uma turma de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental e discutir: Como os alunos se envolvem com o ambiente educacional ao desenvolverem tarefas matemáticas em diferentes modelos do Ensino Híbrido? A pesquisa se desenvolveu ao longo do ano letivo de 2019 em aulas regulares da turma investigada e os dados da pesquisa são registros das produções dos alunos, organizados em arquivos físicos e arquivos digitais, além de arquivos de vídeo das aulas em que três tarefas foram desenvolvidas. A partir de uma análise qualitativa interpretativa foi possível evidenciar que: os modelos os modelos de Ensino Híbrido implementados propiciaram a participação ativa dos alunos no desenvolvimento das tarefas; as tarefas provocaram mudanças na dinâmica da sala de aula e o envolvimento dos alunos com o ambiente educacional se deu devido a fatores como disponibilidade de múltiplos espaços, pela natureza das tarefas e pela presença de recursos educacionais digitais.Descargas
Citas
Bacich, L., Tanzi Neto, A., y Trevisani, F. de M. (2015). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.
Backes, J. L., y Pavan, R. (2014). As identidades dos alunos em tempos de Cultura Digital: a percepção dos Professores de Educação Básica. Revista Da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 23(42), 219–227. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42.1043
Borba, M. C., Askar, P., Engelbrecht, J., Gadanidis, G., Llinares, S., y Aguilar, M. S. (2016). Blended learning, e-learning and mobile learning in mathematics education. ZDM - Mathematics Education, 48(5), 589–610. https://doi.org/10.1007/s11858-016-0798-4
Borba, M. de C., Almeida, H. R. F. L. de, y Gracias, T. A. de S. (2018). Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação (1st ed.). Belo Horizonte: Autêntica Editora.
XXXXX
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base (1st ed.). Retrieved from http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
XXXXX
XXXXX
Correa, L. M. Z. (2000). Aprendizaje Colaborativo: una nueva forma de diálogo interpessoal y en red. Quaderns Digital, (27), 1–10. Retrieved from http://www.deciencias.net/convivir/1.documentacion/D.cooperativo/AColaborativo_TIC_ACooperativo9p.pdf
Daltoé, T., Roveda, C. de A., Freitas, F., y Silva, J. A. da. (2019). Uso de tecnologias no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um Estado da Arte. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos Em Cultura e Sociedade, 5(4), 1–13. https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1254
Horn, M. B., y Staker, H. (2015). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso.
Moreira, M. A. (2011). Metodologias de Pesquisa em Ensino (1st ed.). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Nascimento, N. A. do, y Peixoto, J. (2015). Mídias digitais e desenvolvimento infantil: para além de rótulos e explicações. Série-Estudos - Periódico Do Programa de Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), 119–138. Retrieved from https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/872
Ribeiro, M. S. N., Kalinke, M. A., y Santos, L. M. dos. (2017). Algumas possibilidades de apropriações da lousa digital por professores em sala de aula. Educação, Formação & Tecnologias, 10(1), 74–87. https://doi.org/10.1549/1646933Xv10n120177487
Schroetter, S. M., Stahl, N. S., Chrysostomo, C. S., y Duncan, C. R. (2016). A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática: experiência de uma turma de 9oano. Educação Matemática Pesquisa., 18(1), 373–396. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/22181
Torres, P. L., Alcantara, P. R., y Irala, E. A. F. (2004). Grupos de Consenso: uma proposta de Aprendizagem Colaborativa para o processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 4(13), 129–145. https://doi.org/10.7213/rde.v4i13.7052
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 305 PDF downloads: 241