Estudiantes de los primeros años escolares en tareas matemáticas desde la perspectiva de la Enseñanza Híbrida

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p353-382.id913

Palavras-chave:

Educação Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino Híbrido

Resumo

Nesse artigo, temos por objetivo trazer resultados de uma pesquisa que investigou o ambiente educacional de uma turma de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental e discutir: Como os alunos se envolvem com o ambiente educacional ao desenvolverem tarefas matemáticas em diferentes modelos do Ensino Híbrido? A pesquisa se desenvolveu ao longo do ano letivo de 2019 em aulas regulares da turma investigada e os dados da pesquisa são registros das produções dos alunos, organizados em arquivos físicos e arquivos digitais, além de arquivos de vídeo das aulas em que três tarefas foram desenvolvidas. A partir de uma análise qualitativa interpretativa foi possível evidenciar que: os modelos os modelos de Ensino Híbrido implementados propiciaram a participação ativa dos alunos no desenvolvimento das tarefas; as tarefas provocaram mudanças na dinâmica da sala de aula e o envolvimento dos alunos com o ambiente educacional se deu devido a fatores como disponibilidade de múltiplos espaços, pela natureza das tarefas e pela presença de recursos educacionais digitais.

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Biografia do Autor

Adriana Helena Borssoi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduado em Matemática, bacharel pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), formado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente, é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PPGMAT da instituição. Tenho experiência na área de Educação, com interface no Ensino de Métodos e Técnicas, tratando principalmente de dois tópicos: modelagem matemática, aprendizagem significativa, educação matemática, tecnologias educacionais

Camila Garbelini da Silva Ceron, Colégio Mater Dei

Mestre em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente do Colégio Mater Dei.

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Publicado

2020-09-03

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Como Citar

Borssoi, A. H., & Ceron, C. G. da S. (2020). Estudiantes de los primeros años escolares en tareas matemáticas desde la perspectiva de la Enseñanza Híbrida. PARADIGMA, 353–382. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p353-382.id913

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