[Re]pensando o currículo de formação de professores de Matemática do 1º ciclo do ensino secundário angolano em uma dimensão cultural sob olhar da Etnomatemática

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p237-257.id1450

Keywords:

Currículo, Formação de professores de Matemática, contextualização cultural, Etnomatemática

Abstract

Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o currículo de formação de professores  do 1º ciclo de ensino secundário angolano, com destaque ao de Matemática, buscando identificar as condições que concorrem para a superação das insuficiências registradas durante os últimos anos no sistema de educação angolano, bem como as aberturas que permitem o diálogo entre as diferentes culturas angolanas como fator determinante na otimização de oportunidades de aprendizagens em sala de aulas, com vista a obtenção de caminhos que valorizam o contexto sociocultural do aluno. Para tal, nos servimos de um estudo reflexivo-teórico, pois tratou de apreciar criticamente o referido currículo e documentos conexos. Para a análise da literatura que sedimentou o rigor científico do referido estudo, nos servimos da pesquisa documental e bibliográfica, com enfoque qualitativo, de natureza exploratória e descritiva. Os resultados da reflexão revelam uma falta de inclusão cultural, o que levou os autores a apontar caminhos de contextualização pela via da Etnomatemática.

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Author Biographies

Ezequias Adolfo Domingas Cassela , Escola Superior Pedagógica do Bié

Mestre em Matemática para professores pela Universidade da Beira Interior, PortugalDoutorando em Educação Matemática pela PUC-SPProfessor da Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Bacharelado em Matemática - USPMestrado em Ensino de Matemática - PUC-SPDoutorado em Educação: Psicologia da Educação - PUC-SPLivre Docência em Educação Matemática - PUC-SPPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Grupo de Pesquisa: Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente - ForProfMat

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Published

2023-07-07

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How to Cite

Cassela , E. A. D., & Manrique, A. L. (2023). [Re]pensando o currículo de formação de professores de Matemática do 1º ciclo do ensino secundário angolano em uma dimensão cultural sob olhar da Etnomatemática. PARADIGMA, 44(3), 237–257. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p237-257.id1450