Evaluación del aprendizaje en Cálculo I y abandono en la educación superior: posibles conexiones

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p197-214.id1473

Keywords:

Evasão Universitária, Avaliação da aprendizagem, Cálculo

Abstract

O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa realizada com 265 alunos que cursaram a disciplina de Cálculo I em uma universidade pública federal localizada em uma Unidade Federativa da Região Centro-Oeste do Brasil, no segundo semestre de 2018. Esta pesquisa, que seguiu uma abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender, a partir das percepções dos estudantes, se existe elementos no processo de avaliação da aprendizagem da disciplina de Cálculo que contribuem com a evasão nos cursos. Para a investigação, foi utilizado um questionário (construído pelos autores), que buscou informações sobre o processo avaliativo na disciplina de Cálculo I por meio de vinte e três itens (13 relacionados ao perfil discente e 10 para identificar o nível de concordância dos participantes em relação a afirmativas relacionadas à avaliação da aprendizagem) e duas questões abertas relacionadas à avaliação. A partir das informações produzidas pelos alunos, foi possível concluir que muitos aspectos relacionados à avaliação da aprendizagem nessa disciplina podem potencializar a evasão universitária.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wescley Well Vicente Bezerra, Universidade de Brasília - Campus Planaltina

Licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Matemática e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor Adjunto da Faculdade UnB Planaltina. Áreas de atuação: Avaliação da Aprendizagem e Criatividade em Matemática

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília – Departamento de Matemática

Licenciado em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Mestre em Educação e Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).  Atualmente é professor Associado do Departamento de Matemática da UnB.  Áreas de atuação: Criatividade e Avaliação da Aprendizagem em Matemática

References

ANDIFES, A., ABRUEM, A., & SESu/MEC, S. (1996). Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 1(2). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/739.
ARAÚJO NETO, L. da C. Práticas avaliativas no ensino de Cálculo I: relato de uma experiência. In: GONTIJO, C. H.; OLIVEIRA, D. L.; COSTA, I. L.; BEZERRA; W. W. V. (Orgs.). Avaliação em Matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens (p. 265-285). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÂO DO INEP. Censo da Educação Superior: em dez anos, 40% dos que iniciaram um curso o concluíram, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/em-dez-anos-40-dos-que-iniciaram-um-curso-o-concluiram>. Acesso em 01/03/2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís A. Reto & Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARUFI, M. C. B. A Construção/ Negociação de Significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral. 1999. 184 f. Tese (Doutorado em Educação/área Didática). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.
BEZERRA, W. W. V. Avaliação para aprendizagem na disciplina de Cálculo I: percepções de discentes e docentes da Universidade de Brasília. 2019. 200 f., il. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
BEZERRA, W. W. V.; GONTIJO, C. H. Percepções de professores de Cálculo I sobre a avaliação e suas relações com as aprendizagens dos estudantes. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 538-554, 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior. Disponível em:< https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior>. Acesso em 01/03/2021.
BRASIL a. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicadores de Fluxo da Educação Superior. Disponível em :< https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-fluxo-da-educacao-superior>. Acesso em 24/02/2021.
CABRAL, C. G.; BAZZO, W. A. As mulheres nas escolas de engenharia brasileiras: história, educação e futuro. Revista de Ensino de Engenharia, Passo Fundo, v. 24, p. 3-9, 2005.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
COSTA, S. L. da. Evasão no ensino superior: a voz dos evadidos. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
FERNANDES, D. Avaliação Formativa. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2021.
FONTES, L. S. As metodologias ativas de aprendizagem e sua contribuição para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. 2021. 200 f. Tese (Doutorado em Educação/ área: Ensino de Ciências e Matemática). Faculdade de Educação. Universidade de Brasília. Brasília, 2021.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio. Porto Alegre, RS: Mediação, 2014.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor)
MACIEL, C. E.; VALDES, D. E. da S.; LUSTOSA, B. M. M. Evasão na educação superior: o que indicam as teses e dissertações em educação. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Varginha/MG, v. 22, n. 1, p. 131 - 145, 21 ago. 2020.
MARÔCO, J., e ASSUNÇÃO, H. Envolvimento e burnout no ensino superior em Portugal. Actas do 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde realizado em janeiro e fevereiro de 2020 em Covilhã, Portugal. Disponível em: < 13CongNacSaude_399 (ispa.pt) >. Acesso em 18/02/2022.
MARTINEZ, I. M., PINTO, A. M.; SILVA, A L. Burnout em estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa de Psicologia. V. 35, n. 1, p. 151-67, Jan/2000.
MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade (p. 9 - 28). Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
NCTM. NATIONAL COUNCIL OF TEATHERS OF MATHEMATICS. Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM, 2000.
OLIVEIRA, D. L. de. Avaliação formativa e feedback: compreensão e uso por professores de matemática da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2020. 260f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
REZENDE, W. M. O ensino de cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. 450 f. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SANTOS, V. S.; GONTIJO, C. H. Percepções de docentes de matemática de ensino médio em relação à avaliação da aprendizagem: implicações na formação profissional docente. In: WELLER, W.; BENTO, A. L. (Org.). Ensino Médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula (p. 171-210). 1ªed.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018.
TEIXEIRA, R. de C. P.; MENTGES, M. J.; KAMPFF, A. J. C. Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. Apresentação em Evento, 2019. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10923/15080>. Acesso em 01/03/2021.
ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226-237, mai./ago. 2006. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/ v11n32/a03v11n32.pdf

Published

2023-08-31

Métricas


Visualizações do artigo: 99     PDF (Español (España)) downloads: 57

How to Cite

Bezerra, W. W. V. ., & Gontijo, C. H. . (2023). Evaluación del aprendizaje en Cálculo I y abandono en la educación superior: posibles conexiones. PARADIGMA, 44(5), 197–214. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p197-214.id1473