Evaluación del aprendizaje en Cálculo I y abandono en la educación superior: posibles conexiones

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p197-214.id1473

Keywords:

Evasão Universitária, Avaliação da aprendizagem, Cálculo

Abstract

O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa realizada com 265 alunos que cursaram a disciplina de Cálculo I em uma universidade pública federal localizada em uma Unidade Federativa da Região Centro-Oeste do Brasil, no segundo semestre de 2018. Esta pesquisa, que seguiu uma abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender, a partir das percepções dos estudantes, se existe elementos no processo de avaliação da aprendizagem da disciplina de Cálculo que contribuem com a evasão nos cursos. Para a investigação, foi utilizado um questionário (construído pelos autores), que buscou informações sobre o processo avaliativo na disciplina de Cálculo I por meio de vinte e três itens (13 relacionados ao perfil discente e 10 para identificar o nível de concordância dos participantes em relação a afirmativas relacionadas à avaliação da aprendizagem) e duas questões abertas relacionadas à avaliação. A partir das informações produzidas pelos alunos, foi possível concluir que muitos aspectos relacionados à avaliação da aprendizagem nessa disciplina podem potencializar a evasão universitária.

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Author Biographies

Wescley Well Vicente Bezerra, Universidade de Brasília - Campus Planaltina

Licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Matemática e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor Adjunto da Faculdade UnB Planaltina. Áreas de atuação: Avaliação da Aprendizagem e Criatividade em Matemática

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília – Departamento de Matemática

Licenciado em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Mestre em Educação e Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).  Atualmente é professor Associado do Departamento de Matemática da UnB.  Áreas de atuação: Criatividade e Avaliação da Aprendizagem em Matemática

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Published

2023-08-31

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How to Cite

Bezerra, W. W. V. ., & Gontijo, C. H. . (2023). Evaluación del aprendizaje en Cálculo I y abandono en la educación superior: posibles conexiones. PARADIGMA, 44(5), 197–214. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p197-214.id1473