OFICINAS DE PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO PIBID

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p318-341.id1174

Palabras clave:

Formação de Professores de Matemática, Pensamento Crítico em Matemática., Pensamento Criativo em Matemática, Oficinas de Pensamento Crítico e Criativo

Resumen

No atual cenário de crescente desenvolvimento tecnológico no qual estamos inseridos, tem se tornado cada vez mais presente a necessidade de desenvolvermos nosso pensamento crítico e criativo, em especial em matemática, dada tamanha aplicação desta área de saber. Sendo assim, há que se falar não apenas em aprimorarmos nossas metodologias de ensino de matemática, como também, inserirmos teorias e práticas ligadas ao estímulo deste tipo de pensamento desde a formação docente inicial. Neste artigo, relatamos uma investigação desenvolvida junto a um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Matemática, de uma Universidade pública do Distrito Federal, cuja organização didática está embasada no estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes do ensino médio. Foram aplicados questionários com questões discursivas para os bolsistas, cujas respostas foram tratadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Por resultados, foi possível inferir a partir das respostas dos bolsistas que esses passaram não apenas a conhecer a temática e desejarem que seja incluída em seus programas de formação como também a recomendar a aplicação do modelo de oficinas utilizado.

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Biografía del autor/a

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Especialização em Administração da Educação pela Universidade de Brasília (UnB),  Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática, pensamento crítico e criativo em matemática, avaliação em matemática e resolução de problemas.

Mateus Gianni Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Licenciatura em Matemática pela Faculdade Santa Terezinha (Fast), Especialização em Educação Matemática com Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática, pensamento crítico e criativo em matemática e resolução de problemas.

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Publicado

18-01-2022

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Cómo citar

Gontijo, C. H., & Fonseca, M. G. (2022). OFICINAS DE PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO PIBID . PARADIGMA, 43(1), 318–341. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p318-341.id1174