A formação de professores no curso de Pedagogia: aspectos formativos do estágio supervisionado
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024010.id1555Keywords:
Estágios Supervisionados., Pedagogia., Formação Docente., Prática Docente.Abstract
O artigo tem por objetivo discutir a construção de saberes docentes a partir das experiências e reflexões de licenciandos sobre a regência de turmas durante os estágios supervisionados obrigatórios do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como foco duas habilitações: a prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e a prática nas disciplinas pedagógicas de magistério/Ensino Médio (EM). O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa documental, que se apoiou no método de análise textual discursiva proposto por Moraes e Galiazzi (2006) e analisou os relatos reflexivos produzidos por licenciandos sobre suas regências no segundo semestre letivo de 2022. Na perspectiva da autonomia e do protagonismo docentes na construção desses saberes, a análise desses documentos se baseou em autores como Nóvoa (2019, 2017), Contreras (2016, 2002), Dewey (1959), Roldão (2007). Nessa análise, verifica-se que os saberes construídos pelos licenciandos envolvem prioritariamente três categorias: 1) Importância do planejamento para assegurar uma boa prática; 2) Importância da reflexão sobre a prática no processo de formação profissional; e 3) Subversão ao método de ensino da escola e o despertar para questões relativas à sua profissionalização. Embora as dinâmicas de trabalho com crianças no EF e com jovens do magistério/EM sejam bastante diferentes e envolvem desafios distintos, os licenciandos demonstram que seus saberes se ampliam de forma complementar, pois, ao refazerem um caminho com alunos de diferentes etapas da educação básica durante o curso, as inquietações e dúvidas geradas reforçam situações similares, preparando-os para seu exercício profissional.Downloads
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