A formação de professores no curso de Pedagogia: aspectos formativos do estágio supervisionado

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024010.id1555

Palavras-chave:

Estágios Supervisionados., Pedagogia., Formação Docente., Prática Docente.

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a construção de saberes docentes a partir das experiências e reflexões de licenciandos sobre a regência de turmas durante os estágios supervisionados obrigatórios do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como foco duas habilitações: a prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e a prática nas disciplinas pedagógicas de magistério/Ensino Médio (EM). O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa documental, que se apoiou no método de análise textual discursiva proposto por Moraes e Galiazzi (2006) e analisou os relatos reflexivos produzidos por licenciandos sobre suas regências no segundo semestre letivo de 2022. Na perspectiva da autonomia e do protagonismo docentes na construção desses saberes, a análise desses documentos se baseou em autores como Nóvoa (2019, 2017), Contreras (2016, 2002), Dewey (1959), Roldão (2007). Nessa análise, verifica-se que os saberes construídos pelos licenciandos envolvem prioritariamente três categorias: 1) Importância do planejamento para assegurar uma boa prática; 2) Importância da reflexão sobre a prática no processo de formação profissional; e 3) Subversão ao método de ensino da escola e o despertar para questões relativas à sua profissionalização. Embora as dinâmicas de trabalho com crianças no EF e com jovens do magistério/EM sejam bastante diferentes e envolvem desafios distintos, os licenciandos demonstram que seus saberes se ampliam de forma complementar, pois, ao refazerem um caminho com alunos de diferentes etapas da educação básica durante o curso, as inquietações e dúvidas geradas reforçam situações similares, preparando-os para seu exercício profissional.

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Biografia do Autor

Luciene Cerdas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciatura Pedagogia, UFPR, PR Doutorado em Educação Escolar, UNESP, Araraquara-SP Faculdade de Educação, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ Linha de Pesquisa Currículo, Ensino e Diferença

Rejane Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciatura em Pedagogia, UNOESC, Videira, SC Doutorado em Educação: Psicologia da educação, PUC, SP Faculdade de Educação, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ Linha de Pesquisa: Formação de Professores

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Publicado

2024-09-30

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Como Citar

Cerdas, L., & Amorim, R. (2024). A formação de professores no curso de Pedagogia: aspectos formativos do estágio supervisionado. PARADIGMA, 45(1), e2024010. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024010.id1555