Desafios para a implementação da Inteligência Artificial no Ensino Superior em Angola

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025001.id1592

Keywords:

Inteligência Artificial, Profissão Docente, Formação de Professores, Qualidade tecnológica e digital

Abstract

Este artigo pretende analisar os desafios sobre a implementação da Inteligência Artificial no Ensino Superior em Angola. A metodologia baseou-se na revisão sistemática da literatura, apoiada na análise de conteúdo e o discurso dos autores com foco nas vantagens e desvantagens da profissão docente e na formação de professores. Estudos apontam debilidades na utilização das tecnologias de informação e comunicação, nas tecnologias digitais, na carência de meios e materiais didático-informáticos, na expansão e qualidade da internet e banda larga Wi-Fi. Desta, analisamos as práticas dos professores e estudantes no uso da tecnologia, por meio de documentos, de estudos e investigações realizadas sobre temática. Os dados relevaram a dependência nas condições estruturais, materiais e funcionais, na formação e profissionalização para o aprimoramento e melhoria da qualidade das práticas tecnológicas e digitais dos seus atores, condição necessária para a implementação da Inteligência Artificial no Ensino Superior em Angola.

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Author Biographies

Arão Chilulo Cutatela, Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPE-Bié)

Doutor em Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Ul). Professor da Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPE-Bié), Cuito, Bié, Angola. Endereço para correspondência: Rua/Av., 31, casa, bairro azul, Cuito, Bié, Angola.

Ezequias Adolfo Domingas Cassela Cassela, Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPE-Bié)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo-Brasil (Unesp-Rio Claro). Professor da Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPE-Bié), Cuito, Bié, Angola. Endereço para correspondência: Rua/Av.31, apartamento, centralidade, Cuito, Bié, Angola.

Luís Alexandre da Fonseca Tinoca, Universidade de Lisboa

Doutor em Educação, University of Texas at Austin (UT). Professor do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (UL), Lisboa, Lisboa, Portugal. Endereço para correspondência: Rua/Av., Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal.

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Published

2025-01-20

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How to Cite

Cutatela, A. C., Cassela, E. A. D. C., & Tinoca, L. A. da F. (2025). Desafios para a implementação da Inteligência Artificial no Ensino Superior em Angola. PARADIGMA, 46(1), e2025001. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025001.id1592