Espacio de interacción y trabajo colaborativo en un taller matemático: Winplot en un estudio sobre sólidos de revolución
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p711-735.id908Keywords:
Aprendizagem Colaborativa, Winplot, Contextos de aprendizagens ativas e colaborativas, Pensamento MatemáticoAbstract
Diante das dificuldades expostas por grande parte dos estudantes do Ensino Superior relacionadas à compreensão do conteúdo de Sólidos de Revolução da disciplina de Cálculo II, propõem-se neste trabalho mostrar resultados sobre atividades voltadas para esse estudo com o auxílio do softwareWinplot. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar elementos da interação, observados em uma proposta de aprendizagem colaborativa, a partir da aplicação de uma oficina a estudantes dos cursos de graduação. Buscou responder como se mostra a interação entre os sujeitos e entre os sujeitos e o objeto a conhecer, considerando-se o apoio pedagógico do Winplot. A abordagem metodológica foi qualitativa, em uma pesquisa exploratória e análise argumentativa dos dados. Decorreu do estudo a constatação de interação colaborativa destacada em elementos de simetria de ação, de conhecimento e de status. Ainda, o Winplot ampliou o campo de representação e visualização para a realização de conjecturas e hipóteses, contribuindo para fomentar mecanismos de negociação necessários à aprendizagem colaborativa.Downloads
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