Análise dos vídeos produzidos nos canais mais acessados da plataforma YouTube em 2021 para o ensino de Química

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p62-86.id1322

Palabras clave:

Tecnologias Digitais, Ensino de Química, Vídeos, Youtube, Aprendizagem Multimídia

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os vídeos produzidos para o ensino de Química nas páginas mais acessadas do YouTube no ano de 2021. Desse modo, investigamos quais os conteúdos, tipos de vídeos e princípios da aprendizagem multimídia de Mayer estavam presentes nas produções audiovisuais dessas páginas. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: (1) seleção das páginas na plataforma do YouTube; (2) classificação dos canais; (3) análise dos conteúdos de Química abordados nos canais; (4) análise dos princípios da aprendizagem multimídia de Mayer e dos tipos de vídeos classificados por Moran, relacionando a exposição dos conteúdos e características intrínsecas trabalhadas nos vídeos. Os resultados mostraram que pelo menos cinco princípios da aprendizagem multimídia estão presentes nas produções. Além disso, observamos que o vídeo como integração foi o mais abordado nas produções dos canais, seguido do vídeo como um conteúdo de ensino.

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Biografía del autor/a

Francisco de Assis Alves Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural de PernambucoUniversidade Federal Rural de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química – http://www.leuteq.ufrpe.br)

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI) da UFRPE. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Vice-diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química.Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. 

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Publicado

07-07-2023

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Cómo citar

Alves Neto, F. de A., & Leite, B. S. (2023). Análise dos vídeos produzidos nos canais mais acessados da plataforma YouTube em 2021 para o ensino de Química. PARADIGMA, 44(3), 62–86. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p62-86.id1322

Número

Sección

Artículos